translate the blog

quinta-feira, 21 de abril de 2016

ink in wonderland.

Quando uma pessoa tem 16 anos e é meia avariada das ideias, especialmente se estuda artes, a perspectiva de uma tatuagem é bastante apelativa, sobretudo se tivermos a aprovação dos nossos pais.
Fiz a minha primeira tatuagem quando tinha 16 anos e não tinha qualquer significado, era simplesmente uma das hipóteses que me deram e não me preocupei muito com isso porque, supostamente, era algo temporário, a tinta desapareceria dali a cinco anos.
A pessoa que fez a tatuagem era inexperiente e na altura foi algo bastante doloroso. Eu não vi o resultado final senão um mês depois porque a tatuagem ficou totalmente coberta por uma crosta de sangue.
O resultado final foi ter ficado com um saliência com o formato da tatuagem e passado os cinco anos a tatuagem não mostrava sinais de desaparecer. Dez anos depois, apenas alguns traços tinham desaparecidos e o resultado não era bonito.
Doze anos depois tomei a decisão que a solução seria fazer um cover up.
O ano passado fui à convenção de tatuagem, Oporto Tattoo, e fiz uma tatuagem do símbolo da série "Dark Hunters" e gostei bastante do resultado final, mas também do preço. Enquanto que a maioria estava lá para ganhar dinheiro, a maioria dos tatuadores estrangeiros queria apenas mostrar o seu trabalho o que tornou os preços bastante acessíveis.
Este ano acabei por ir a mesma tatuadora mas com algo mais complicado: tapar um erro da adolescência.
A tatuagem que tinha em mente não dava para tapar a que tinha, a não ser que ficasse enorme e então começou um brainstorming ali no meio do pavilhão.
A tatuagem inicial que queria era relacionada com a Alice no País das Maravilhas e era em torno do Chessie com o chapéu do Chapeleiro Louco, a Lagarta e o relógio do Coelho Branco.
Cheguei ao ponto de desistir de fazer a tatuagem porque naquele momento só queria mesmo tapar a que tinha e não tinha pensado em mais nada. Mas havia luz ao fundo do túnel e resultado apareceram:
Uma das ilustrações originais e a minha preferida. Sim, ficou um bocado maior do que estava à espera, mas ... adoro, simplesmente perfeita.
Mas para além de perfeita e de ter o seu significado, a tatuagem é especial porque foi desenhada directamente no braço. Normalmente o tatuadores, nestes casos, fazem um decalque do desenho e depois "transferem" para a pele. Este foi feito "à là freehand" por isso posso garantir que ninguém tem uma tatuagem igual a esta mesmo que seja uma tatuagem da mesma ilustração.
Depois de ter feito esta tatuagem fiquei bastante empolgada com os planos futuros para outras tatuagem porque quero fazer seguimento dela para outros contos de fadas, mas também porque, num sitio ainda por decidir, quero fazer a tatuagem que tinha originalmente em mente.
A tatuadora ainda me perguntou se queria colocar a frase "we're all mad here", a minha frase preferida da história, mas acabei por não a colocar uma vez que ela está incluída na tatuagem que tinha inicialmente em mente, que vou definitivamente fazer noutra altura.
Moral da história: há quase sempre solução para tudo, até para erros que cometemos na adolescência. Mas sobretudo, pensem bem antes de fazer uma tatuagem porque nem sempre se encontram artistas que possam fazer uma boa cover up. Eu tive a sorte de a encontrar, mas também tive a sorte de, dentro do tema que queria, encontrar algo que tornasse possível tapar.
Ah! E se alguém vos disser que a tatuagem é temporária, que a tinta desaparecer daqui a cinco anos, não acreditem. Como a minha história, existem milhentas. A tinta não desaparece, os traços da tatuagem ficam simplesmente mais esbatidos.

Sem comentários: