translate the blog

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

falta de originalidade que nem é brincadeira.

É impressão minha ou anda para aí uma falta de originalidade que nem é brincadeira?
No mês passado li um livrinho chamado "Stealing Snow" e fiquei bastante chocada com a falta de originalidade da história e porque era a reciclagem de uma outra saga da mesma autora. Podem ver os meus pensamentos sobre este livro aqui
E qual não é a minha surpresa quando volto a encontrar situações semelhantes noutros livros, de outros autores. E estamos a falar de autores bastante conhecidos e que as suas sagas têm milhões de leitores.
O ano passado li pela primeira vez livros de Sarah J. Maas e Jennifer L. Armentrout. Confesso que a primeira vez que li "A Court of Thorne and Roses" ele foi para a pilha de DNF's, mas como já tinha cá em casa o segundo livros, lá voltei a pegar nele, forcei-me a terminá-lo e quando peguei no "A Court of Mist and Fury" fiquei bastante surpreendida porque gostei bastante do livro. ouco tempo depois decidi pegar noutra saga da autora ... "Throne of Glass". Não gostei ... não gostei e só não o coloquei na pilha de DNF's porque feita parvinha tinha comprado todos os livros da saga e nem que apanhasse uma seca, ia ler os seis livros da saga que tinha cá em casa. Nem a minha boa vontade me valeu porque logo no segundo livro comecei a notar algumas semelhanças com a outra saga. 
Confesso que o caso da senhora Maas nem foi o pior, mas se pouco vontade tinha de ler os livros da saga "Throne of Glass", a pouca que tinha desapareceu. Consegui chegar ao terceiro livro e já foi um esforço muito grande. Mas, para já, continuar com a saga ACOTAR.
O meu segundo problema, ou melhor, autora, é a Jennifer L. Armentrout. O ano passado comecei a ler a saga Lux e nem desgostei. Apesar de que é, claramente, uma cópia da saga Twilight (uma saga que eu gosto de ver a milhas da minha estante). Peguem em Twilight e em vez de vampiros e lobisomens troquem-nos por E.T. de raças rivais (curiosamente, uma delas brilha que nem uma bola de espelhos) e temos a saga Lux de Jennifer L. Armentrout. Mas até aqui tudo bem, porque a escrita era ligeiramente melhor e as personagens não eram tão irritantes. 
O meu problema com esta autora começou realmente quando fui pegar noutros livros que não tinham nada a ver com esta saga. Não, as histórias não era recicladas umas das outras ... as personagens é que eram. Coloquem-lhes um nome diferente, mudem a cor de cabelo e voilá ... está feito. O último livro que li desta autora foi "The Problem With Forever" e a certo ponto pensava que estava a ler um livro da saga Lux, porque a personalidade, a maneira de pensar, os maneirismos ... era tudo igual às das personagens da saga Lux. 
Como raio é que isto tem passado pelos leitores? Como raio é que estes livros têm tanto sucesso e criticas tão positivas? 
Okay, até certo ponto até entendo ... eu própria já tive essa linha de pensamentos. São autores tão famosos, toda a gente fala neles, toda a gente "adora" os livros deles que se nós dissermos algo negativo os seus fãs fieis "caem-nos" em cima, por isso o melhor é ir com a maré ...  e assim se vão safando alguns autores, recebendo dinheiro daqueles que não gostam realmente dos seus livros, mas que se não os lêem e fingem adorar são excluídos e ainda acusados de espalhar negativismo. 
Vá lá autores, um bocadinho mais de criatividade e originalidade nos vossos trabalhos. E vá lá leitores, mais sinceridade nas vossas opiniões, vocês gastaram dinheiro no livro, podem dar-se ao luxo (ou melhor ainda, têm o direito) de expressar o que realmente pensam do livro, é a vossa opinião, os nossos antepassados lutaram para que hoje em dia ela possa ser dada de maneira livre.