translate the blog

domingo, 6 de dezembro de 2015

Livro #14 e 15 - Poison Princess & Endless Knight, de Kresley Cole


[Contêm Spoilers]
Como li os dois livros desta saga um a seguir ao outro decidi juntar as reviews, poupar trabalho e tal ...
Como aconteceu com o The White Rabbit Chronicles da Gena Showalter, nunca tinha lido um livro YA da Kresley Cole, mas contrariamente ao que aconteceu com a senhora Showalter, demorei imenso a habituar-me a este novo género da Kresley Cole. Demorei imenso a ler o primeiro livro, mas desengane-se quem pensar que foi porque a história não é boa ou que a escrita é má ... não, foi mesmo por uma questão de estar mais habituada a algo mais adulto da parte da autora.
A história em si é bastante original (pelo menos eu nunca li nada relacionado com Arcana e nem sequer sabia que isso estava relacionado com o tarot).
De tantos em tantos anos "explode" uma espécie de jogo, do género Hunger Games, mas se arena ou a possibilidade de escolher um tributo. Os jogadores são jovens com poderes ligados às cartas do tarot e têm que se matar uns aos outros até restar apenas um e o vencedor torna-se semi imortal ... ou seja, mantém a sua juventude até ao próximo jogo. Os jogos podem decorrer sem que os humanos se apercebam dele ou então acontece um evento qualquer que cria uma catástrofe natural capaz de aniquilar toda a vida na terra e, por norma, cada um desses eventos, de jogo para jogo, serve para honrar as capacidades de uma das cartas ...
Neste jogo a carta a ser honrada foi o Sol e isso fez que quase toda a vida na Terra fosse destruída. Casas, animais, pessoas, tudo transformado em cinzas, com a excepção dos jogadores e de algumas excepções.
No primeiro livro vemos Evie a chegar a casa um cientista perverso que a tenta drogar, mas antes pede-lhe que ela conte a sua história e aí começa o desenrolar da narrativa.
Acompanhamos Evie pelos dias que antecederam o Flash (nome dado à catástrofe que deu inicio ao jogo) até ao momento em que Jackson, um aluno transferido da parte pobre da cidade, a vai buscar e ambos começam uma espécie de roadtrip à procura da avó de Evie, que supostamente tem todas as resposta acerca do que se está a passar com ela.
Pelo caminho vão encontrando alguns perigos, alguns resultantes do jogo em si, outros resultantes da catástrofe. E também encontram e formam aliança com outros dois jogadores. Tudo isto acontece sem que Evie conte a Jackson sobre o jogo, uma vez que ele não faz parte da Arcana.
Como é óbvio, há a parte do romance e ... eu adorei. Não é um romance repentino, no sentido que há atracção entre eles, mas também há a diferença social que não desaparece do subconsciente deles mesmo depois do Flash. Resumindo ... romance proibido! E depois quando se junta mais um elemento à mistura fica ainda mais interessante.
Quando Evie acaba de contar as suas aventura até chegar a casa do cientista, ela acaba por desvendar que ele é na realidade Arcana e que é conhecido como o Alquimista e que apenas ali estava para formar uma aliança com ele, mas como ele a tentou drogar ... bye bye.
No segundo livro, com Jackson a par do que se passa no mundo de Arcana, vemos a viagem deles a continuar e serem perseguidos e alguns deles, capturados por um bando de canibais. E a encontrarem, neste cenário, mais dois elementos de Arcana.
No meio disto tudo acaba por haver traições e afins e é revelado que em jogos anteriores a Imperatriz (a Arcana da Evie) sempre teve uma relação bastante próxima com a Arcana da Morte (o vencedor dos últimos jogos) e que por ali há uma relação amor/ódio.
Aquando da traição no campo dos canibais, Evie encontra-se pela primeira vez com a carta da Morte e este dá-lhe duas opções: vai com ele ou os aliados dela e Jackson morrem.
E o livro é basicamente isso. Evie vai para a mansão da Morte e tenta ganhar a confiança dele, fazendo com que ele se apaixone por ela e, como é óbvio, ela também acaba por nutrir sentimentos por ele, mas sem nunca esquecer Jackson.
O livro termina com um enorme cliffhanger, pois Evie tem que escolher entre Jackson e continuar a arrecadar aliados (com o intuito de fazer boicote ao jogo) ou ficar na mansão da Morte e não ter qualquer certeza em relação ao futuro, o que faz com que nesse caso ela tenha mesmo que o matar. E não, não sabemos o que acontece (a não ser no terceiro volume).
E isto é algo bastante linear em relação à história dos livros ...
Eu gostei bastante da originalidade da história (apesar de ter ali uma pitada de Hunger Games). Não conhecia nada de tarot e foi uma maneira engraçada de ser apresentada a esse mundo e ... eu adoro histórias com personagens de New Orleans, adoro Cajuns. Culpem a SK pela minha obsessão por Cajuns e a imagem idealizada que tenho deles.
E mal tenha um tempinho vou pegar no terceiro volume porque quero ver como a história se vai desenrolar. É que neste segundo volume ficamos a conhecer a Morte melhor e apercebemos-nos que há ali uma história mal contada e aos poucos e poucos até que vamos apercebendo que ele nem seria uma má escolha, apesar de para mim o Jackson ser a escolhe ideal.
E os direitos da saga foram recentemente comprados para ela ser tornada numa série televisiva, que foi o grande motivo porque peguei nesta saga inicialmente.


Título: "Poison Princess"
Autor(a): Kresley Cole
Editora: Simon and Schuster
Ano: 2012
Edição: 1º
Nº de Paginas: 368
ISBN:978-0-857-07919-0
Sinopse:Sixteen year old Evangeline “Evie” Greene leads a charmed life, until she begins experiencing horrifying hallucinations. When an apocalyptic event decimates her Louisiana hometown, killing everyone she loves, Evie realizes her hallucinations are actually visions of the future—and they’re still happening. But she can’t do either alone.
Fighting for her life and desperate for answers, she must turn to her wrong-side-of-the-bayou classmate, the gorgeous and dangerous Jackson Deveaux, for help.
As Jackson and Evie race to find the source of her visions, they meet others who have gotten the same call and discover that Evie is not the only one with special powers. An ancient prophesy is being played out, and as the battle between good and evil intensifies, it is not always clear who is on which side...
Título: "Endless Knight"
Autor(a): Kresley Cole
Editora: Simon and Schuster
Ano: 2013
Edição: 1º
Nº de Paginas: 320
ISBN:978-0-857-07922-0
Sinopse:In the second book of the Arcana Chronicles Evie has now fully come into her powers as the tarot Empress. And Jackson was there to see it all. In the aftermath of killing Arthur, the tarot Alchemist, Evie realizes that a war is brewing between the other teens that, following the apocalypse, have been given powers and its kill or be killed. Things get even more complicated when Evie meets Death, the mysterious, sexy Endless Knight. Somehow the Empress and Death share a romantic history - one that Evie can't remember, but Death can't forget. She is drawn to the Endless Knight, but is in love with Jack. Determined to discover why she's been granted these powers, Evie struggles to accept her place in a prophecy that will either save the world, or completely destroy it.