translate the blog

sábado, 30 de janeiro de 2016

Livro #33 - The Martian, de Andy Weir

Podemos falar do quão divertido este livro é? Mais um daqueles livros que nunca na vida teria lido caso o argumento do filme não estivesse nomeado para melhor argumento adaptado.
Mas este livro é tão simplista e ao mesmo tempo tão ... badass?
Okay, confesso que a escrita não é das mais elaboradas, chegando mesmo a ser demasiado simples, mas como o Mark é tão engraçado, o leitor acaba por esquecer tudo isso.
Ao principio pensei que o livro fosse apenas centrado nos Logs do Mark, mas depois passa para a acção do que se passa na Terra e, sinceramente, essas foram as partes que menos gostei. Entendo que essas descrições são necessárias, mas não significa que tenha que gostar delas.
Claro que depois temos os termos técnicos e afins. Gostei que o autor não tivesse substituído os termos e que tenha explicado os processos científicos para o que o Mark estava a fazer, mas a maioria delas passou-me ao lado. O que não deixou de ser engraçado porque o resultado acabava quase sempre por explodir ou por lixar o Mark.
Sinceramente, recomendo vivamente este livro e só não lhe dei as cinco estrelas por causa do POV do pessoal da Terra, porque aí dava mesmo para ver as falhas em termos de escrito do autor.
Mal posso esperar por ver o filme ... espero que o Mark do filme seja tão divertido como o Mark do livro.