translate the blog

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Livro #21 - Winter, de Marissa Meyer

Ainda nem acredito que comecei e terminei esta série num espaço de meses, mas ao mesmo tempo fiquei aliviada por ter acontecido dessa maneira porque assim não tive que ficar à espera do livro seguinte, o que teria sido agonizante.
Gostei imenso que a autora não tenha caído no cliché de dividir o último livro em duas partes, apesar de o resultado final ter sido um calhamaço de 800 páginas.
Não me vou alongar muito no que diz respeito à escrita da autora, que melhorou de livro para livro, ou da genialidade com que ela incorporou as suas ideias com os contos de fadas originais.
"Winter" é um daqueles livros que faz com que seja impossível o leitor pousar o livros e desengane-se quem pensa que as 800 páginas sejam, na sua maioria, "palha", porque não é. O elevado número de páginas é mais do que justificável e todas elas estão repletas de acção e é quase como se o leitor estivesse numa corrida contra o tempo de tão vividas que elas são.
Desta vez o conto de fada escolhido foi "A Branca de Neve", que à semelhança de "Cinderella" é um daqueles contos infantis que eu menos gosto, mas a autora incorpora todos os pequenos detalhes do conto na sua história, mesmo a maça envenenada e o "caixão" onde a princesa fica a dormir até que o seu príncipe a venha salvar. Claro que a maçã é na realidade um dos doces preferidos da Winter, o veneno não da deixa a dormir mas sim a infecta com uma nova vertente da Leutomosis e o caixão é na realidade um tanque próprio para atrasar os sintomas da doença ... e o príncipe é um guarda que é amigo de infância da Winter. Como podem ver, aspectos do conto original misturados com a imaginação da autora.
Depois, algo que não me agradou nada, mas mesmo nada, foi o final que ela deu à Adri. Maior parte dos leitores desta série detesta a Levana, mas eu detesto a Adri mais do que a Levana. Ela passa a saga toda a atormentar a Cinder e no fim a Cinder, sim, a própria Cinder, faz com que ela fique rica à custa da invenção do marido. WTF? Não percebi essa.
Apesar de ter sido um bom final para uma série, a meu ver, falta ali algo. Não sei, sim, eles deram cabo da Levana, a Cinder está no trono, mas há tantas relações novas a começar e nós só tivemos um pequeno vislumbre sobre elas ... soube a pouco, nesse sentido.
Quem diria que uma saga sobre cyborgs e viagens intergaláticas se tornaria numa das minhas sagas preferidas?



Título: "Winter"
Autor(a): Marissa Meyer
Editora: Puffin Books
Ano: 2015
Nº de Paginas: 823
ISBN:978-0-141-34024-1
Sinopse: Princess Winter is admired by the Lunar people for her grace and kindness, and despite the scars that mar her face, her beauty is said to be even more breathtaking than that of her stepmother, Queen Levana.
Winter despises her stepmother, and knows Levana won’t approve of her feelings for her childhood friend—the handsome palace guard, Jacin. But Winter isn’t as weak as Levana believes her to be and she’s been undermining her stepmother’s wishes for years. Together with the cyborg mechanic, Cinder, and her allies, Winter might even have the power to launch a revolution and win a war that’s been raging for far too long.
Can Cinder, Scarlet, Cress, and Winter defeat Levana and find their happily ever afters?