translate the blog

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Livro #32 - O Quarto de Jack, de Emma Donoghue

Woow ... este livro é algo que eu não teria escolhido para ler, mas como decidi ler os livros que estavam nomeados para os Oscars na categoria de melhor argumento adaptado, lá peguei nele e ainda bem.
Claro que fiquei com um pouco de receio porque a minha irmã já o tinha lido e não tinha gostado muito dele e também porque não tenho por habito ler este tipo de livros.
Adorei. E fiquei surpreendida por isso.
O livro é contado da perspectiva de um miúdo de cinco anos, Jack. A mãe dele foi raptada e violada e está há sete anos presa num quarto. E este é o único mundo que o Jack conhece. Apesar de ter uma televisão, ele pensa que a televisão é apenas uma maneira de ver outros universos e que o quarto é o universo dele.
Ao longo do livro vamos vendo, sempre através dos olhos de Jack, ele a fingir-se de morto para que consiga escapar e dessa maneira ajudar a mãe, vemos a mãe a ser resgatada e ambos a serem levados para um hospital psiquiátrico, uma tentativa de suicídio da mãe depois de a maneira como ela educou o filho ter sido colocada em causa, Jack a lidar com as mudanças ...
É tudo tão inocente quando contado pelo POV de uma criança. Ele não vê mal em nada. Para ele ser amamentado aos cinco anos, levar o tapete que estava no Quarto para a sua nova casa, pegar num livro que está numa loja e coloca-lo na sua mala sem dizer nada a ninguém ... tudo isto é algo inocente aos olhos dele.
Entendo que seja um livro difícil de se relacionar, muito por causa de ser do POV de uma criança, mas envolve tanta psicologia que, para mim, o torna ainda mais interessante.
Adorei. É o que consigo dizer sobre este livro e recomendo-o profundamente.


"O Quarto de Jack" página do Goodreads.