translate the blog

sábado, 5 de março de 2016

Livro #63 - "O Rei", de J.R. Ward

Finalmente voltei a pegar num livro da J.R. Ward. Acho que nunca tinha "empilhado" tantos livros desta autora, mas estava mais do que na hora.
Para ser sincera, adorei a ideia de a autora voltar a "pegar" em personagens antigas e dar-lhes uma nova história, o depois do seu suposto final feliz. Pelo que sei, para além do Wrath, já existe mais um livro desse estilo e vêm aí mais.
Quem segue a saga sabe que o Wrath, depois de perder a visão e ser coroado rei, decidiu não ter herdeiros, com medo da herança que iria deixar aos seus descendentes, mas a Beth tem ideias diferentes, especialmente depois de o Wrath ter sido atacado e quase "bater as botas".
Este livro segue a história de como eles lidaram com esses problemas.
Mas apesar da história principal ainda seguimos outras duas storylines e o meu problema com este livro está aí. Enquanto que noutros livros tal funciona, para mim, neste não funcionou. Primeiro, seguimos a história do Asail e da Sola, algo que ainda não percebi porquê. Se não me engano, este é o segundo livro em que estas personagens aparecem e não vejo qualquer ligação com a história da Irmandade e o porquê de aparecerem neste livros. A segunda storyline é a do Xcor e da Layla.
Okay, estas duas personagens têm tudo a ver com a história da Irmandade, mas eu não consigo gostar da Layla. Oh personagem mais "rodada". Estamos a falar de uma Escolhida da Virgem Escrivã que já se ofereceu a quase todos os elementos da Irmandade e levou sempre com os pés, até que praticamente implorou ao Qhuinn que a engravidasse e agora, grávida de outro, lhe aparece o Xcor e ela pensa "não gosto dele, não sinto qualquer atracção por ele, mas quero ir para a cama com ele". Nop, não gosto dela e numa série em que as personagens femininas têm uma personalidade forte e independente, ela destoa de todas as maneiras.
Quanto à storyline principal ... a autora devia de estar com pressa para apanhar o comboio porque tudo passou num estalar de dedos. Numa página a Beth descobre que está grávida e na seguinte já teve a criança e descobre que não pode ter mais filhos. What? Quer dizer, a parte mais importante, o facto de a Beth não ser 100% vampira, o que leva a que a gravidez não seja como as que estamos habituados a ver na série ... isso seria interessante de acompanhar e não temos praticamente informação nenhuma em relação a isso.
Senti que a autora deu mais atenção às storylines paralelas do que à principal e o livro falha por isso.


Sinopse:
Durante séculos, Wrath esteve de costas voltadas para as obrigações do trono. Mas agora, com a ajuda da sua amada companheira, resolve finalmente assumir o manto e o trono do pai. No entanto, o peso da coroa sobre a sua cabeça é brutal. Enquanto a guerra com a Sociedade dos Minguantes prossegue sem dar tréguas e a ameaça do Bando de Bastardos parece finalmente ter atingido o alvo, Wrath é forçado a fazer uma escolha que coloca tudo - e todos - em risco.
Beth Randall julgou que estava consciente dos problemas que poderiam surgir quando acasalou com o último vampiro puro-sangue do planeta: nunca seria uma tarefa fácil! Mas quando decide que quer ter um filho, percebe que não estava preparada para a reação de Wrath - ou para a distância que essa decisão criaria entre eles.