translate the blog

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

eu e o desporto ...

share_tempory
(EU, NO CAMPEONATO NACIONAL DE KICKBOXING EM GOUVEIA, JUNHO 2014)
Desde que me lembro que pratico desportos. Ballet, natação, hóquei em patins ... já para não falar nas típicas aulas de educação física. Mas tal como já tinha referido, quando comecei a faculdade também deixei de praticar desporto, por isso o mais óbvio foi recomeçar a fazer exercício assim que as aulas acabaram.
Na altura, porque tinha companhia e porque ficava mesmo perto de casa (que é onde o diabo perdeu as botas), comecei a praticar kickboxing. Ainda não tinha feito o primeiro treino e já tinha luvas e caneleiras.
Pratiquei o desporto não só porque é uma óptima pratica para defesa pessoal, mas porque a parte técnica me interessava e porque como o objectivo era perder peso e o mestre (sim, em vez de professor ou treinador, a designação correcta é "mestre") estava a par do meu objectivo e incentivava-me, dando-me pequenas dicas e deixando-me fazer treinos extras.
Fiz o exame para cinto amarelo, mas com a minha mudança para fora do país acabei por deixar o desporto.
Quando voltei a Portugal, com mais 10kg do que tinha partido, fui falar com o mestre para recomeçar os treinos.
Desde esse dia até hoje o meu peso mais parece um yô-yô do que outra coisa. A principio custou a admitir, mas a verdade é que o kickboxing estava a chegar a um ponto em que já não me motivava e mais do que outra coisa, já não sentia que fazia parte daquela equipa.
Eu admito, eu sou de fases, mas quando não me sinto motivada, não adianta insistir porque se empancou não volta a desempancar.
Nos últimos meses tenho ido aos treinos já só por ir. Muitas vezes vou apenas porque a minha irmã (que entretanto decidiu entrar para o kickboxing) vai e me puxa, porque senão qualquer desculpa serve para faltar a um treino.
Uma das decisões que tomei foi deixar o kickboxing. É perda de tempo, perda de dinheiro, porque sei que se continuar assim, a nível de perda de peso, as coisas vão continuar na mesma e eu quero é que esta decisão avance, que se torne algo definitivo.
Claro que não espero viver de ar e vento para perder o peso e a hipótese que surgiu foi ir para um ginásio. Ora, o meu problema com o ginásio é que não há um objectivo concreto.
Quer dizer, com o kickboxing ou hóquei havia um combate ou um jogo, mas no ginásio não. Arrisco-me a dizer que é quase como se não houvesse objectivo concreto (apesar de o meu objectivo a ir para lá é perder peso). Nunca achei piada a fazer exercício numa maquina ou não haver uma técnica a ser estudada.
Vou tentar e depois logo vemos se resulta. Mas agora essa experiencia fica para quando começar no ginásio e para outro post.
See ya!