translate the blog

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Livro #6 - Alice in Zombieland, de Gena Showalter

[Contêm Spoilers]
E eis que comecei, finalmente, este saga da senhora Showalter. Mais sincera do que isto não posso ser; eu nunca li uma saga teen da Gena Showalter, apenas os livros "para adultos", dos quais a saga Lord of the Underworld é uma das minhas favoritas. Por isso, comecei um bocado a medo e também talvez essa seja a razão para ter demorado tanto tempo a pegar nela.
Não é segredo nenhum que adoro tudo relacionado com o fantástico universo da Wonderland e quando decidi começar a ler estes livros esperava viagens por universos paralelos e muita imaginação á mistura. Nada disso ...
Temos uma rapariga, que por acaso se chama Alice, que tem um pai um bocadinho para o anormal e que consegue ver monstros que apenas saem para caçar durante a noite. Por esse motivo, a família inteira está proibida de sair de casa mal os raios de sol desaparecem no horizonte. Por azar dos azares, na única noite em que as mulheres da família conseguem convencer o pai alucinado a sair de casa é quando têm um acidente e todos morrem, com a excepção da nossa Alice. Como resultado desse evento traumático, nessa noite Alice consegue ver os ditos monstros pela primeira vez.
Órfã e com apenas dezasseis anos, Alice muda-se para casa dos avós maternos e numa nova escola conhece um novo grupo de jovens, entre eles, Cole. Já estão a ver por onde isto vai?
Este novo grupo de jovens são os rufias lá da escola, alguns com visitas aos centro de correcção juvenil, incluindo pulseiras electrónicas, mas o que todos têm em comum são as sempre presentes manchas negras e feridas.
Como qualquer pessoa com um pouco de esperteza, Alice mantêm-se calada em relação aos monstros que ela descobriu não serem apenas um produto da fantasia do pai, mas pelo meio de tanta pressão causada por Cole, com quem ela desenvolve uma relação estranha (o primeiro olhar que trocam cada dia revela uma visão de um acontecimento futuro envolvendo os dois), ela acaba por descobrir que o grupo de rufias não é senão um grupo de caçadores de zombies.
E chegamos á parte que, para mim, roça um pouco o ridículo; os zombies não são criaturas sólidas mas sim formas de energia. Pensem fantasmas ... agora adicionem carne podre, várias semanas sem banho e uma fome imensa por carne humana.
Portanto, tempos zombies incorpóreos, que apenas podem ser combatidos quando uma pessoa separa a alma do seu corpo e não chega uma pancada na cabeça, a pessoa tem que os "zipar" com uma bola de luz (pensem Dragon Ball). Quanto ás manchas negras e feridas que os rufias apresentam, isso é justificado com "o que acontece á alma reflecte-se no corpo, o que para mim é algo que até tem lógica no meio disto tudo.
Mas estas teorias chegam a ser demasiado ridículas e, mesmo usando a imaginação e tentando abstrair-se do facto que é ficção, uma alma zombie é demasiado forçado ... almas penadas ainda vá que não vá, zombies são, a meu ver, corpos sem vida, reanimados por um vírus, tudo o que passa do físico para o além é fantasma ou alma penada, o que quiserem chamar.
Apesar das teorias ridículas em relação aos zombies (e a não existência de viagens psicadélicas), dei a este livros três estrelas e porquê? Primeiro porque adoro a escrita sassy da senhora Showalter, mesmo sendo na primeira pessoa. Segundo, adoro as personagens femininas que ela cria. Não há cá nada de donzelas em perigo á espera que venha o príncipe encantado salvá-la. E terceiro pela incorporação dos símbolos.
Quando me apercebi que não haveria a famosa cena da Alice a cair por um bocado e só parar num mundo alternativo com lagartas fumadoras e gatos alucinantes, fiquei bastante preocupada que a única semelhança com a história original fosse o nome das personagens, mas depois houve pequenas coisas, símbolos, que fizeram com que a obra original estivesse presente durante a leitura toda e a maneira como a autora incorporou esses símbolos foi, para mim, genial.
Mas, apesar destas teorias todas que para mim não têm sentido, vou continuar a ler esta saga porque este livro, estranhamente, soube-me a pouco e tenho um pressentimento que apesar das 404 páginas, estes livro serviu apenas para apresentar as personagens e os seus inimigos.


Título: "Alice in Zombieland"
Autor(a): Gena Showalter
Editora: Mira Ink
Ano: 2012
Edição: 2º
Nº de Paginas: 404
ISBN:978-184-84-5157-5
Sinopse:She won’t rest until she’s sent every walking corpse back to its grave. Forever.
Had anyone told Alice Bell that her entire life would change course between one heartbeat and the next, she would have laughed. From blissful to tragic, innocent to ruined? Please. But that’s all it took. One heartbeat. A blink, a breath, a second, and everything she knew and loved was gone.
Her father was right. The monsters are real….
To avenge her family, Ali must learn to fight the undead. To survive, she must learn to trust the baddest of the bad boys, Cole Holland. But Cole has secrets of his own, and if Ali isn’t careful, those secrets might just prove to be more dangerous than the zombies….
I wish I could go back and do a thousand things differently.
I'd tell my sister no.
I'd never beg my mother to talk to my dad.
I'd zip my lips and swallow those hateful words.
Or, barring all of that, I'd hug my sister, my mom and my dad one last time.
I'd tell them I love them.
I wish... Yeah, I wish.