translate the blog

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Livro #17 - O Diário de Uma Princesa Improvável, de Meg Cabot

Oh nostalgia das nostalgias ...
Não planeava ler este spin off de "O Diário da Princesa", mas quando vi que os livros estavam a ser traduzidos mudei de ideias, mais pelas boas recordações que tenho da série original do que por outra coisa.
Não posso dizer que seja uma obra de arte ou que se tornou um favorito, mas é um bom livro para passar o tempo. É uma leitura rápida e divertida e as ilustrações dão um toque engraçado à história.
Confesso que achei a personagem principal demasiado infantil para a idade e também fiquei um pouco confusa com a história em si.
Basicamente a Mia não é a única princesa de Genóvia. Olivia é a meia irmã perdida da Mia e a história dela é bastante igual (e quando digo bastante igual, quero na realidade dizer igualzinha, fotocópia) à da Mia. Recebe todos os anos presentes do Pai, não faz ideia do que ele faz, tem uma inimiga na escola sem qualquer motivo aparente e de repente descobre que é uma princesa.
O que não percebo, o que me deixou confusa, é que supostamente o Pai da Mia não pode ter mais filhos, daí ele ter confessado à Mia quem era e que ela teria que governar Genóvia. Mas depois acabei por não me preocupar muito com isso porque pelos vistos é tudo explicado no último livro que saiu de "O Diário da Princesa" (que eu ainda não entendi porque é que não há traduzido para português).
E a verdade é que não há muito mais a dizer sobre este livro tão pequenino mas que deu para matar as saudades referentes aos livros que me me acompanharam na adolescência.

Título: "O Diário de Uma Princesa Improvável"
Autor(a): Meg Cabot
Editora: Booksmile
Ano: 2015
Edição: 1º
Nº de Paginas: 192
ISBN: 978-989-88-3145-3
Sinopse: E se, de repente, descobrisses que és uma princesa? A Olivia Grace Clarisse Mignonette Harrison é uma rapariga de 12 anos, aparentemente normal. Tirando o facto de nunca ter conhecido o pai e de viver com os tios, ela até gosta da sua vida: acabou de entrar para uma nova escola, já fez novos amigos (OK... e uma inimiga muito irritante!) e as aulas não são assim tão más.
Mas as coisas nem sempre são o que parecem, pois não? Um dia, inesperadamente, recebe uma visita: — Olá, Olivia. Sou a Princesa Mia Thermopolis. A tua tia Catherine disse que eu hoje podia vir buscar-te à escola. A Olivia mal pode imaginar o que aí vem. Um convite para finalmente conhecer o pai, uma viagem até Nova Iorque e revelações inacreditáveis sobre a sua origem nobre são apenas alguns dos ingredientes que a levarão numa aventura improvável, inesperada e cheia de brilho.
A vida da Olivia vai deixar de ser apenas normal, para passar a ser um verdadeiro conto de princesas... ou talvez não!