translate the blog

terça-feira, 12 de abril de 2016

Livro #80 - "E se?", de Maria Capitão

Recebi este livro num giveaway do Goodreads e, como é meu costume, não sabia do que se tratava, mas a capa pareceu-me interessante e não resisti.
Quando recebi o livro fiquei surpreendida por se tratar de um livro de memórias porque ultimamente tenho tentado ler mais biografias e histórias reais porque a verdade é que é algo que sempre me interessou pelo facto de toda a gente ter um história de vida diferente.
Mal recebi o livro ele foi lido imediatamente porque é um livro pequeno e de rápida leitura.
O que mais gostei foi a estrutura do livro. Temos mensagens deixadas nas redes sociais por um rapaz, "Rodrigo",  e depois temos uma espécie de comentário da autora onde ela explica a situação e descrever as memórias e estado de espírito proporcionados por esse comentário.  De alguma forma é uma reflexão sobre os acontecimentos e que aos poucos vai contando ao leitor a história da autora e de "Rodrigo".
O que não gostei foi a escrita da autora. Trata-se de uma jovem autora e isso transparece em demasia na escrita e, para mim, uma má escrita pode fazer-me perder por completo o intetesse na história e, infelizmente,  este livro sofreu esse problema.  Não estou, de forma alguma, a desvalorizar ou criticar a história,  até porque se trata de memórias e para tal é impensável fazer reviews.
O que me incomodou bastante foram os "ahah" e "xD" no meio da escrita. Dá um ar tão "sms", tão descuidado à escrita e deixou-me de tal maneira desiludida que acabei por lhe dar uma estrela no Goodreads quando o terminei, mas vendo bem as coisas, talvez não seja a classificação mais justa porque o livro não é composto só por factos negativos e não me deu vontade de o atirar ao ar como acontece com outros livros que classifiquei com apenas uma estrela. 
Para terminar, é um livro com uma premissa e estrutura interessante mas que acabou por ser prejudicado pela escrita pouco trabalhada.


Sinopse:
"Como tinha dito, a base do livro vão ser frases, pensamentos ou textos que me tenhas dito. (...) Espero que com este livro possas realmente perceber o que sentia por ti, Rodrigo. Boa sorte a perceber. Até hoje eu ainda não descobri."
A nossa amizade terminou. No entanto, nunca foi esclarecida. Não tínhamos uma amizade normal nem éramos pessoas normais. Este livro trata dos comentários que tu, Mr.Pedinte me fizeste durante toda a nossa amizade, cronologicamente, explicando porque é que chegou ao fim.