translate the blog

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Livro #12 - Scarlet, de Marissa Meyer

Esperava mais ... okay, não é que o livro não seja bom, porque é, mas "Cinder" foi tão bom e impressionou-me tanto que esperava que  "Scarlet" tivesse o mesmo efeito, mas não teve.
Adorei o facto de a autora ter passado de um história principal para duas histórias e ter conseguido conjugar as duas, sem nunca desvalorizar a outra. E nesse sentido "Scarlet" é um livro muito mais completo que "Cinder".
Quando li a short story "The Queen's Army" o Wolf pareceu-me uma personagem masculina que pudesse gostar bastante, mais do que do Kai, e talvez isso tivesse feito com que as minhas expectativas estivessem demasiado altas e depois acabei por não gostar assim tanto do Wolf como esperava. Não se enganem, eu gostei do Wolf, mas não tanto como estava à espera.
O que também pode ter contribuída para que o livro não tivesse o mesmo efeito que "Cinder" foi o facto de o estar a ler na altura dos atentados de Paris e a história passa-se maioritariamente em França ... não foi algo que funcionasse bem (hey, não há aqui culpa nenhuma da autora ou do livro em si, apenas do timing).
O que se sucedeu foi que mal acabei de ler "Cinder" quis imediatamente começar com "Scarlet" ... tipo, era uma necessidade. E quando acabei o "Scarlet" não senti uma necessidade iminente de passar logo para "Cress".
Mas eu ainda tenho fé nesta saga ... é uma boa saga e ainda não acredito que demorei imenso tempo a pegar nela, mas agora que a comecei vai ser tudo de uma assentada só, até porque estou curiosa para ler "Fairest".
Quanto às personagens novas ... não achei nada de por aí além. Eu sei que muita gente delira com o Carswell, mas já vi tantas personagens desse género, tanto em filmes como em livros, que já me passam um bocado ao lado. Okay, eu sou um bocado esquisita com as personagens e quanto mais secundárias elas forem, mais me chamam a atenção. Quanto maior for o "splash" que a personagem faz, mais indiferente ela vai ser para mim.
E depois temos a Adri, a madrasta da Cinder ... podemos falar do ódio que eu tenho a esse tipo de personagens? Personagens que espalham maldade pela história toda e saem impunes? Eu não sei se daqui para a frente ela vai acabar por ser castigada, mas espero bem que sim.
E por fim a própria Scarlet. Blah, achei-a tão desinteressante. Não sei, falta ali qualquer coisa, falta-lhe um pouco de Cinder. A Cinder é daquelas personagens que tem tudo para ser desinteressante mas não o é. E a Scarlet é, na minha opinião, o oposto. Tem tudo para ser interessante e acaba por ser desinteressante.
Não sei mesmo que mais dizer. Gostei do livro, é bastante interessante, dei-lhe quatro estrelas (muito pelo talento da autora e não pela história em si), mas será "Cress" que vai cimentar a minha opinião definitiva da saga ... acho eu.


Título: "Scarlet"
Autor(a): Marissa Meyer
Editora: Puffin Books
Ano: 2013
Edição: 2º
Nº de Paginas: 452
ISBN:978-0-141-34023-4
Sinopse:This is not the fairytale you remember.
But it’s one you won’t forget.
Scarlet Benoit’s grandmother is missing. The police have closed her case. The only person Scarlet can turn to is Wolf, a street fighter she does not trust, but they are drawn to each other.
Meanwhile, in New Beijing, Cinder will become the Commonwealth’s most wanted fugitive – when she breaks out of prison to stay one step ahead of vicious Queen Levana.
As Scarlet and Wolf expose one mystery, they encounter Cinder and a new one unravels. Together they must challenge the evil queen, who will stop at nothing to make Prince Kai her husband, her king, her prisoner . . .