translate the blog

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Livro #81 a #83 - "A Elite" / "A Escolha" / "The Heir", de Kiera Cass

Que posso dizer sobre esta série? Que é uma espécie de guilty pleasure parece ser a opinião mais popular.
Devorei os dois livros que me faltavam da trilogia original e descartei o quarto livro. Sim, gostei bastante de ler "A Elite" e "A Escolha" mas li cinquenta páginas do "The Heir" e dizer que só me apeteci espetar com o "livro" na parede é pouco. Só não o fiz porque o estava a ler no Kobo.
Sabem aquela vontade que há de "limpar o palato" depois de ler algo mais para o "intenso"? E tinha acabado de ler "Bad Moon Rising" e os cinco primeiros volumes da graphic novel "Saga" e precisava de algo mais soft e então decidi terminar esta trilogia. O resulta foi surpreendente porque acabou por me levar quase a uma ressaca literária.
Nunca serão obras literárias de grande importância, mas serve para acalmar o desejo por livros românticos e clichés.
Desengane-se quem pensa que vai encontrar uma história de cortar a respiração e cheia de acção. Aliás, pouco ou nada tem de acção, o rebeldes devem de ser o grupo "terrorista" mais desinteressantes que encontrei na literatura.
E depois temos o "The Heir". Se a America era uma personagem principal tola e sem qualquer interesse, a filha dela consegue ser pior. Estamos a falar de uma personagem com 18 anos com a mentalidade de uma criança de oito anos. Não, não e não. Para mim tal não serve por mais clichés que a história possa ser, eu termino os livros, mas uma personagem daquelas nem vale a pena a perda de tempo.
O meu concelho? Leiam a trilogia original e fiquem-se por aí porque os outros livros servem apenas para estragar a ideia com que ficamos dos livros anteriores.


Sinopse "A Elite":

A Seleção iniciou-se com 35 raparigas. Agora, com o grupo reduzido a 6, a Elite, a competição para conquistar o amor do Príncipe Maxon é mais feroz do que nunca. Quanto mais perto America se encontra da coroa, mais se debate para perceber onde está verdadeiramente o seu coração. Cada momento que passa com Maxon é como um conto de fadas, instantes cheios de romantismo avassalador e muito glamour. Mas sempre que vê Aspen, o seu primeiro amor, é assaltada pelo desejo da vida que tinham planeado partilhar.
America anseia por mais tempo. Mas enquanto se sente dividida entre dois futuros, o resto da Elite sabe exatamente o que quer e a oportunidade de America para escolher está prestes a desaparecer.

Sinopse "A Escolha":

Chegou a altura de coroar a vencedora. Quando foi escolhida para competir na Seleção, America nunca imaginou chegar perto da coroa - ou do coração do Príncipe Maxon. Mas à medida que o fim da competição se aproxima e as ameaças fora dos muros do palácio se tornam mais cruéis, America descobre o quanto tem a perder - e o quanto terá de lutar pelo futuro que deseja.

Sinopse "The Heir":

Twenty years ago, America Singer entered the Selection and won Prince Maxon’s heart. Now the time has come for Princess Eadlyn to hold a Selection of her own. Eadlyn doesn’t expect her Selection to be anything like her parents’ fairy-tale love story. But as the competition begins, she may discover that finding her own happily ever after isn’t as impossible as she always thought.