translate the blog

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Livro #13 - A Seleção, de Kiera Cass

Mais uma série que não me convenceu totalmente. Quando ouvi falar pela primeira vez dela fiquei bastante entusiasmada porque eram criticas bastante positivas e antes sequer de ler o primeiro livro li duas short stories e não desgostei, mas este primeiro livro deixou algo a desejar.
Normalmente este género é muito à base do "está tudo bem, o povinho anda iludido e depois, boom, revoltas, lutas, mártires, crueldade sem limites ... o típico" e neste livro falta isso. Sim, há os rebeldes, há uma clara divisão sociológica, mas fica-se por aí.
Os rebeldes apenas atacam o palácio e, verdade seja dita, sem causar algum impacto forte no leitor, mas de resto é tudo muito básico, muito concurso de beleza ... muito calmo.
Ante de ler o "Red Queen" tinha dado uma leitura aos primeiros capítulos deste livro e quando, no "Red Queen", há uma espécie de selecção para escolher a próxima princesa/rainha, fiquei com a sensação que era uma cópia autêntica desta saga, mas afinal a Victoria Aveyard pegou numa boa ideia e tornou-a excelente ... aquilo sim foi uma selecção.
Por isso ... esta review do livro vai ser muito breve porque ainda não tenho uma opinião sólida referente a ele e à saga em si. Quando terminei de ler este primeiro volume quis pegar imediatamente no segundo, com a esperança que nele encontrasse a acção que estava à espera. Como não tinha o livro em casa (é o que dá emprestar livros a quem está de ressaca literária) essa vontade foi desaparecendo ... o que indica que a história foi demasiado soft, este mundo é demasiado soft ...
Mas gostei de ler o livro, apesar de não proporcionar um grande bang! e não ser o que eu estava à espera, foi uma leitura agradável e rápida.
E as capas dos livros? Tão lindas ... mesmo que uma pessoa não goste da história há que admitir que aquelas capas são mesmo fantásticas e dá mesmo vontade de as ter na estante.


Título: "A Seleção"
Autor(a): Kiera Cass
Editora: Marcador
Ano: 2014
Edição: 1º
Nº de Paginas: 292
ISBN:978-9-897-54123-0
Sinopse:Para trinta e cinco raparigas, A Seleção é a oportunidade de uma vida. É a possibilidade de escaparem de um destino que lhes está traçado desde o nascimento, de se perderem num mundo de vestidos cintilantes e joias de valor inestimável e de viverem num palácio e competirem pelo coração do belo Príncipe Maxon.
 No entanto, para America Singer, ser selecionada é um pesadelo. Terá de virar as costas ao seu amor secreto por Aspen, que pertence a uma casta abaixo da sua, deixar a sua família para entrar numa competição feroz por uma coroa que não deseja, e viver num palácio constantemente ameaçado pelos ataques violentos dos rebeldes. Mas é então que America conhece o Príncipe Maxon. Pouco a pouco, começa a questionar todos os planos que definiu para si mesma e percebe que a vida com que sempre sonhou pode não ter comparação com o futuro que nunca imaginou.
35 candidatas. Apenas uma coroa.