translate the blog

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

o início ...

Toda a gente tem aqueles momentos em que pensa "é agora que eu vou mudar a minha vida". Eu já tive alguns momentos desses, alguns foram levados até ao fim e outros não, alguns correram bem e outros não.
Não acredito muito nas resoluções de ano novo porque não passam de decisões feitas só porque sim e porque é bonito fazer tal coisa na viragem do ano. Quero acreditar que o facto de estar a fazer isto nesta altura é pura coincidência e nada mais.
Para tal é necessário um pouco de background, algo muito rápido, apenas para se perceber como cheguei a este ponto.
Tenho 27 anos e sou licenciada em Cinema e Audiovisual. Nunca fui boa aluna a português ou matemática, mas sempre fui fascinada por filmes e televisão, o que fez com que a minha escolha de licenciatura fosse óbvia.
Depois de terminar a licenciatura, como muitos novos licenciados, não arranjei emprego e aventurei-me, por uns breves meses, pelo estrangeiro. Como é óbvio, tal não correu muito bem, uma vez que estou novamente em Portugal.
Isto aconteceu á dois anos atrás. Desde então comecei a trabalhar, surpresa das surpresas, numa companhia de teatro. Para mim, o teatro é uma paixão nova. Como muita gente, fui "apanhada" pela onda do filme "Les Misérables", do Tom Hooper. Eu sempre gostei de musicais, mas depois de ver este filme comecei a pesquisar e a saber mais sobre o teatro musical.
Poucos meses depois de voltar a Portugal surgiu a oportunidade de trabalhar com uma companhia de teatro que estava a dar os primeiros passos e, para meu grande espanto e alegria, eles escolheram-me para integrar a equipa deles, como assistente de produção.
Confesso que 2014 não foi dos melhores anos para esta pequena companhia, mas quem gosta do que faz, arranja sempre solução e por meio das dificuldades as coisas começaram a encarreira-se.
Hoje ocupo o cargo mais elevado que pretendo, chefe da equipa de produção. Confesso, eu não tenho estofo para mais do que isso. Sei quais são as minhas capacidades e os meus defeitos e mais do que chefe da equipa de produção seria areia a mais para a minha camioneta.
Tudo isto para chegar ao ponto em que me encontro hoje. Não estou feliz com a minha vida. Sempre senti que faltava algo e houve uma altura em que as coisas começava a andar pelo caminho certo, mas perdi-me e está mais do que na altura de voltar para o tal caminho.
Não sou muito social e falar dos meus sentimentos sempre foi difícil, mas cheguei a um ponto em que não falo de todo sobre o que quer que seja que me aflige e sinto que isso é uma grande parte do meu problema.
Há quem diga que sou como a minha mãe, que deixo as coisas amontoarem-se e que em vez de chatear os outros com os meus problemas, prefiro ficar com eles só para mim. Muito provavelmente têm razão.
Por isso vou cair no cliché: ano novo, vida nova (apesar de querer acreditar que é mais: semana nova, vida nova). No decorrer dos anos já tive imensos blogs e acabava sempre por perder a vontade de o actualizar, mas pode ser que uma das mudanças na minha vida também se aplique aos blogs.  Vamos ver como corre.
E o motivo que me levou a criar este blog, para além do típico "partilhar os sentimento", a grande resolução, a grande mudança ... a perda de peso.
Desde que me lembro que tive excesso de peso e sempre senti que enquanto isso continuasse nunca iria avançar na minha vida. Pensamento estúpido, eu sei, mas, para mim, excesso de peso sempre foi sinal de entrave na minha vida. É como se estivesse a ser julgada por cada passo que desse.
Nunca fui gozada na escola ou fora dela, por ter excesso de peso, lamento desiludir quem estava a espera de uma história de bullying , mas sempre me custou fazer coisas estúpidas (coisas estúpidas que as pessoas fazem para se divertir, literalmente fazer figurinhas) porque sentia que as pessoas me iam julgar. Era como se estivesse a ser avaliada 24horas por dia. A típica vozinha na nossa cabeça "olha a gorda a tentar ter piada" ... esse tipo de coisas.
Durante anos pratiquei desporto e depois estive parada durante o tempo da faculdade. Quando a faculdade terminou voltei a praticar desporto, mas já há algum tempo que me sinto desmotivada no desporto que pratico, por isso, quando decidi mudar de desporto, surgiu a ideia de documentar a mudança.
Quero documentar as mudanças na minha vida, a mudança não só psicológica, mas também física.
Neste momento tenho 27 anos, peso 90kg e visto o tamanho 48. Vamos lá ver como isto corre e daqui a um mês quais são as mudanças, mas entretanto, a vida continua e este blog vai servir também para documentar isso. Mais não seja, para quando eu for velha e não me lembrar de metade das coisas que fiz no decorrer da minha vida.
Enfim, lamento o longo testamento, mas prometo que foi apenas porque se trata do primeiro post ... os próximos serão mais curtos.
See ya!