translate the blog

domingo, 10 de janeiro de 2016

Livro #22 a #25 - Bloodlines series, de Richelle Mead

[Contêm Spoilers]
Ainda nem acredito que "despachei" esta saga com uma rapidez incrível. Demorei imenso a ler os primeiros dois livros, há uns anos atrás, mas quando recebi o último livro desta saga enchi-me de coragem e li os últimos quatro livros à velocidade da luz.
Não vou fazer uma review individual de cada livro porque, para dizer a verdade, a história está toda emaranhada na minha cabeça por os ter lido uns a seguir aos outros, por isso não faço ideia de qual livro faz parte cada história.
Não vou dizer que este spin-off é dos melhores ou que adorei tanto como a saga Vampire Academy, porque ficou muito aquém das minhas expectativas. Não consigo entender o porquê de seis livros quando tudo poderia ter sido incluído em cinco livro, com algum esforço até se podia ficar pelos quatro.
Gostei imenso de rever algumas personagens e de ficar a saber mais sobre outras. Confesso que quando soube que a personagem principal seria a Sidney, torci o nariz porque na saga original ela era daquelas personagens que me passavam um bocadinho ao lado, chegando mesmo a ser completamente desinteressante. Fiquei ainda mais confusa quando soube que a ideia inicial era a saga ser contada do POV da Sidney e do POV do Adrian, mas depois a autora optou por, nos primeiros livros, apenas incluir o POV da Sidney e só nos últimos incluir o POV do Adrian e só porque a Sidney tinha sido raptada. Odeio quando isso acontece, seja em que livro for, porque, na minha opinião, a saga tem que terminar como começou, a nível de narrador. Fiquei contente com o POV do Adrian, porque eu adoro o Adrian, mas mesmo assim não e desculpa para a suposta mudança de planos.
Algo que não bateu certo, a meu ver, foi também o estudo prévio da história. A história começa com a "desculpa" de que a Jill tem que ser levada para longe da corte porque é a única família da Lissa e há o perigo de assassinatos, o que, se tal acontece, a Lissa perde o trono. Mas rapidamente essa história base é esquecida e o que importa é a vida de alquimista e de bruxaria da Sidney e a protecção da Jill, a missão original da Sidney, é colocada em terceiro plano.
Mas gostei do desenvolvimento romântico da Sidney e do Adrian. Não pensei que fosse gostar do emparelhamento dos dois, mas a autora provou que até fazem um bom casal.
E podemos falar do facto do Adrian e do Dimitri serem primos? Quer dizer ... what? A ironia das ironias. Adrian, que namorou com a Rose e foi trocado pelo Dimitri. Por essa não estava eu a espera.
No fim de contas, os últimos quatro livros conseguem salvar a saga, porque apesar de fugir à história inicial, não deixa de ser interessante ver como os alquimistas funcionam e também é sempre interessante quando um autor não se limita a uma categoria de criaturas sobrenaturais.
Mas, apesar de tudo, continuo a preferir a saga original, Vampire Academy.

The Indigo Spell
The Fiery Heart
Silver Shadows
The Ruby Circle