translate the blog

sábado, 17 de outubro de 2015

Livro #4 - Cinder, de Marissa Meyer

[Contêm Spoilers]
Vou  começar esta review com a excelente noticia que estava minimamente a par do que se tratava o livro. Algo bastante raro na minha pessoa.
Posto isso, eu não gosto lá muito da história da Cinderela e quando soube que este primeiro livro se baseava no conto de fadas dela "torci o nariz". Mas, curiosamente, gostei bastante.
Custou-me um bocado no início e sinceramente não sei porquê, mas primeiro que arrancasse com a leitura a sério foi complicado.
Basicamente peguem em contos de fadas, transportem-nos para um mundo distópico e coloquem bastante mecânica à mistura com uma pitada de viagens até à lua e temos o mundo de Lunar Chronicles e ... é genial. Como raio é que ninguém se lembrou disso antes? Quer dizer, a Cinderela é um cyborg? Que nasceu na Lua?
Estava a espera do típico casal pãozinho sem sal e do final "... e viveram felizes para sempre", mas fui surpreendida pelo contrário.
É bastante comum ver-se na literatura de hoje em dia uma heroína bastante "morta", sem grande personalidade e sempre à espera que alguém a salve. Mas Cinder não é nada disso, ela salva-se a si mesma e quem tem ideia contrária que se lixe.
E, mais uma vez, para falar a verdade, eu não consigo fazer uma review coerente deste livro, já abri o rascunho deste post milhentas vezes e não me ocorre mais nada a não ser que o livro está excelente e ultrapassou em muito a expectativa que tinha para ele.
Uma escrita simples mas que não deixa de ser trabalhada, personagens bem construídas e cativantes. Se não fosse aquele inicio de leitura manhoso acho que teria dado cinco estrelas.



Título: "Cinder"
Autor(a): Marissa Meyer
Editora: Puffin
Ano: 2012
Edição: 1º
Nº de Paginas: 387
ISBN:978-014-13-4013-5
Sinopse: Com dezasseis anos, Cinder é considerada pela sociedade como um erro tecnológico. Para a madrasta, é um fardo. No entanto, ser cyborg também tem algumas vantagens: as suas ligações cerebrais conferem-lhe uma prodigiosa capacidade para reparar aparelhos (autómatos, planadores, as suas partes defeituosas) e fazem dela a melhor especialista em mecânica de Nova Pequim. É esta reputação que leva o príncipe Kai a abordá-la na oficina onde trabalha, para que lhe repare um andróide antes do baile anual.
Em tom de gracejo, o príncipe diz tratar-se de «um caso de segurança nacional», mas Cinder desconfia que o assunto é mais sério do que dá a entender.
Ansiosa por impressionar o príncipe, as intenções de Cinder são transtornadas quando a irmã mais nova, e sua única amiga humana, é contagiada pela peste fatal que há uma década devasta a Terra. A madrasta de Cinder atribui-lhe a culpa da doença da filha e oferece o corpo da enteada como cobaia para as investigações clínicas relacionadas com a praga, uma «honra» à qual ninguém até então sobreviveu. Mas os cientistas não tardam a descobrir que a nova cobaia apresenta características que a tornam única. Uma particularidade pela qual há quem esteja disposto a matar.