translate the blog

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Livro #39 a #45 - The Morganville Vampires series, de Rachel Caine


[Contêm Spoilers]
Oh, esta longa série ... que eu comecei a ler porque sempre que ia à biblioteca em Edinburgh os livros apareciam-me à frente.
Então, este ano li os seguinte livros e short stories desta série:
- "Ghost Town"
- "Worth Living For"
- "Bite Club"
- "Last Breath"
- "Anger Management"
- "Black Dawn"
- "Bitter Blood"
- "Fall of Night"
- "Daylighters"
- "Whisper in the Dark"
Demorei imenso tempo a terminar a série. Quer dizer, eu comecei a lê-la há cerca de uns três anos. Não é que não gostasse dos livros ou que eles fossem cansativos de ler, simplesmente aparecia sempre algo que me chamava mais a atenção.
De maneira geral gostei bastante da série, mas fiquei com a impressão que na primeira metade da série a autora não sabia que direcção dar à história porque apenas nos últimos livros é que se formou uma série a sério.
Basicamente uma pessoa pode pegar nos primeiros livros e ler sem qualquer ordem alguma uma vez que cada livros continha a sua própria historia e não havia nada que indicasse uma cronologia a nível de acontecimentos a não ser o desenvolvimento da relação entre personagens.
Quando chegamos ao "Last Breath" é-nos apresentada uma criatura chamada draug, uma espécie que caça vampiros para sobreviver e que se desloca através da água.
Confesso que não gostei muito desta parte da série, mas foi mais devido ao facto de não ter gostado da criatura draug do que outra coisa.
Cheguei mesmo a dar duas estrelas a um dos livros porque foi um dos livros mais parado da série e não muito interessante. Mas contrariamente a outras séries, há um motivo para o livro ter sido parado, apesar de só no livro seguinte é que o leitor se apercebe que aquele livro faz sentido, que as peças se encaixam.
Nos dois últimos livros, depois de terem derrotado a draug, é-nos apresentado um grupo de humanos chamados Daylighters, basicamente, caçadores de vampiros. O penúltimo livro é interessante, porque é passado fora de Morganville.
Quanto ao último ... para ser sincera, pareceu-me bastante apressado. Eram demasiados acontecimentos para um único livro.
Eu entendo que a autora quisesse terminar a saga porque estava a ficar demasiado grande (quinze livros, sem contar com as short stories), mas mesmo assim, necessitava de um 16º para deixar o 15º "respirar". Tudo acontecia a correr, o que originava que as coisas parecessem correr sempre a favor dos "bons da fita".
E depois temos um dos poucos OTP que realmente gosto. Eu juro que adoro a Claire e o Shane e a relação deles. Quer dizer, está uma relação tão bem retratada. Por norma, na maioria dos livros, o rapaz faz algo de errado, ele e a rapariga chateiam-se, separam-se e depois está tudo perdoado porque o rapaz faz um gesto romântico e viveram felizes para sempre.
Nos últimos livros a Claire e o Shane discutem e eu só pensava: "lá vamos nós outra vez. vai ser como em todos os outros livros e lá vou eu perder a minha fé no casal."
Não foi assim. Muito longe disso. O penúltimo livro é passado fora de Morganville porque depois da discussão a Claire acaba por decidir aceitar a proposta do MIT. E o que é que o Shane faz? Vai atrás dela e vigia-a sem ela saber.
Ela achou o gesto romântico? Um bocadinho. Ela perdoou-lhe as discussões anteriores e o facto de ele ter dado uma de stalker? Não a 100%. Ela volta para Morganville com ele mas a relação continua em stand by e explica-lhe que, sim senhora, ainda está apaixonada por ele, mas que naquele momento não o consegue perdoar a 100% e que há ali muitos pontos na relação que têm que ser trabalhados.
Claro que depois há uma situação de vida ou morte e eles acabam por reatar a relação ... mas hey, era o último livro, algo tinha que o fazer ficar juntos.
Quanto ao fim geral da série ... meh. Porquê "meh"? A série termina com o casamento da Claire com o Shane. Perfeito, certo? Não para mim. No tal livro "parado" (já não me lembro qual é porque li quase tudo seguido e é complicado separar o que aconteceu num e o que aconteceu noutro) o Shane é induzido numa espécie de coma e tem sonhos sobre a sua vida perfeita e num dos episódios a Claire e ele têm uma filha e têm uma vida perfeita, blá, blá, blá. Quando as coisas voltam à normalidade, ele fala desse sonho à Claire, porque ele quer saber o nome da criança e eles criam ali um diálogo sobre o futuro e eu queria ver como é que, depois do casamento, era a vida deles. Uma espécie de resumo. Quer dizer, eles moram numa cidade governada por vampiros, os humanos acabaram de convencer os vampiros que merecem estar em pé de igualdade com eles e a história acaba assim? Com um casamento e nada mais?
E depois temos a pergunta que me tem perseguido desde o início da série: mas quem raio incendiou a casa do Shane??? Em todos os livros é referido o incidente mas a série terminou e eu ainda não sei se foi realmente a Monica ou se não.
Eu espero que "Daylighters" não seja o último livro da série (okay, não é porque vai sair um livro com short stories, mas dá para perceber a ideia), porque acho que ainda há para ali meia dúzia de perguntas por responder.
E eles não mataram o Myrnin!!!!!

"Black Dawn" 


"Ghost Town" / "Bite Club" / "Daylighters"


"Last Breath" / "Bitter Blood" / "Fall of Night"