translate the blog

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Dark Hunters vs. Shadowhunters

Este post não se trata de uma review, apenas alguns pensamentos que tenho em redor do tema Shadowhunters e também de uma noticia que saiu recentemente em relação ao facto de a autora Sherrilyn Kenyon ter decidido processar a autora dessa saga, Cassandra Clare. Aviso desde já que é provável que ao longo deste post haja um ou outro spoiler de ambas as séries.
Quando li a trilogia original, ("A Cidade dos Ossos", "A Cidade das Cinzas" e "A Cidade de Vidro"), gostei imenso do mundo que fora criado, bem como alguma das personagens. Quando o filme foi lançado não posso dizer que tenha adorado, mas de maneira geral não o odiei.
Depois disso vieram mais seis livros, três deles a prequela da série e outros três como sequela. Gostei bastante da prequela, mas odiei a sequela, era, como se costuma dizer, espremer a vaca.
Pelas opiniões que via dos fãs ferrenhos da autora, a justificação mais comum era o "a autora teve tanto trabalho a criar aquele universo e quis aproveitar". Pois bem, sim, os autores têm imenso trabalho a criar o universo das suas histórias mas isso não serve, na minha opinião, como desculpa para continuar a criar histórias "à força" dentro desse universo. E foi isso que, a meu ver, aconteceu com este universo. A autora publicou uma excelente trilogia e uma excelente prequela e depois destruiu completamente aquilo que tinha criado ao forçar uma nova história, reciclando os personagens da trilogia original.
Ao forçar a nova storyline, só veio fortalecer a opinião de algumas pessoas de que a autora apenas o fazia pelo dinheiro e fama e que nem sequer queria saber se estava a criar algo bom ou se estava preocupada com o que os fãs poderiam gostar ou sequer se estava a "destruir" aquilo que ela própria tinha criado.
E depois veio a série televisiva. Dez minutos depois de começar a ver o primeiro episódio eu só pensava "não, nop, não". Na minha opinião, aquilo é pior que o filme e, mais uma vez, foi o forçar de algo que não tinha resultado no passado.
Não vou reclamar de aparência de actores (okay, vou, mas mais a frente explico), mas sim das suas actuações. Foi mau, muito mau. E aqueles supostos efeitos especiais e props? Os meus dentes rangem só de pensar no quão horrível aqueles 40 minutos foram.
Quanto a aparência dos actores, não, não vou reclamar da cor do cabelo da Clary ou do facto do Luke ser interpretado por um actor afro-americano. A meu ver, no caso do Luke, desde que haja coerência quando, e se, a irmã dele aparecer, por mim tudo bem (okay, não que me interesse muito, visto que perdi 40 minutos com a série e não pretendo voltar a perder tempo com ela). Não, o meu problema com a aparência das personagens cinge-se em apenas uma pessoa: Valentine.
Quando saíram as noticias do casting, fiquei bastante contente com a pessoa que eles escolheram para Valentine, porque tinha gostado bastante do trabalho do senhor (que nem sei o nome) em Reign, mas depois de ver o primeiro episódio, nem por isso (não tenho nada de mau a apontar às capacidades de actuação do senhor, simplesmente a maneira como ele se integra nesta série) .
Quem conhece a história sabe que o Valentine se fez passar pelo pai do Jace, e para que tal funcione há que haver algumas semelhanças entre os actores escolhidos para essas personagens, certo? Os senhores que organizaram o casting acharam que não, devem de ter pensado "vamos meter ali um actor conhecido sem nos preocuparmos com o pequeno detalhe que a Clary e o Jace podem ser irmãos", mesmo que nem a Jocelyn ou o Valentine tenham traços que dê para levar as pessoas a acharem que isso, em determinado ponto, seja possível.
Arrependo-me muito de ter lido a série até ao ponto que li. Aliás, a semana passada ainda tentei pegar no "A Cidade do Fogo Celestial" e meia dúzia de páginas depois pousei o livro para não correr o risco de vomitar. Devia de ter parado depois de ler a prequela. Nada de quarto ou quinto livro.
E agora temos a senhor Sherrilyn Kenyon metida ao barulho.
Pelo que me apercebi das noticias que fui lendo, ela não é a primeira pessoa a acusar a senhora Clare de plágio e também já há uns anos atrás a tinha avisado para ela alterar cenas dos seus livros (se não me engano, o titulo Shadowhunters estava incluído nessas alterações).
Ora, pouco antes desta noticia sair, eu comecei a reler os livros da saga Dark Hunters e, sinceramente, não vejo semelhança alguma entre as séries. Já saiu uma lista sobre os pontos que a SK se baseia para processar e são bastante vagos, milhentos livros têm essa premissa e, como grande fã da série Dark Hunters, sinto que deveria de estar ofendida por a senhora SK querer comparar a sua saga com a da senhora Clare. Não há comparação.
Claro que depois começaram a surgir teorias de que a SK queria apenas aproveitar a onda de popularidade que a outra série tem recebido, que agora que a série Shadowhunters estreou, a série dela não vai avançar para a adaptação televisiva ...
Bem, se formos a ver, as séries não têm semelhança, a série Dark Hunters tem os direitos comprados para uma série televisiva, a série das crónicas do Nick tem os direitos comprados para filmes e a série Were Hunters tem os direitos comprados para uma série de animação ... por isso, a não ser que a senhora SK venha a publico confirmar que a série Dark Hunters já não vai ser adaptada para a televisão, não acredito que a série tenha recebido luz vermelha.
E depois acho estranho que a noticia venha apenas do lado de uma das autoras. Não há qualquer comentário feito pela SK ou pela sua equipa, tudo o que foi divulgado ao publico veio do lado da Cassandra Clare, o que, a meu ver, invalida o argumento da busca de popularidade pela SK, porque se fosse esse o caso, ela estaria a gritar aos sete ventos, que ia processar a Cassandra Clare.
Mas o que é que eu sei? Nada, elas que se resolvam, que entretanto eu vou aproveitar o excelente trabalho que a senhor Kenyon fez com os seus Dark Hunters.