translate the blog

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Livro #5 - Rage, de Jackie Morse Kessler

Segundo livro de uma saga que me arrependo de não dedicar muito tempo.
A premissa da saga baseia-se na interligação entre a lenda dos cavaleiros do Apocalipse e problemas pelos quais muitos jovens passam. No primeiro livro encontramos uma jovem com anorexia que se debatia com o facto de se tornar no Cavaleiro da Fome e neste segundo livro encontramos uma jovem que luta contra a automutilação e acaba por se tornar o Cavaleiro da Guerra.
 E os quatro livros da saga seguem todos essa linha. E chega a um certo ponto que nos esquecemos da parte sobrenatural e queremos apenas concentrar-nos numa realidade que assombra muitos adolescentes. Desde a anorexia, passando pela automutilação e pelo bullying e terminando nas tendências suicidas ...
Eu adoro um bom livro carregado de sobrenatural, e quando comprei os livros foi isso que me chamou a atenção, mas a verdade é que acabou por se tornar mais interessante a ligação dos cavaleiros com os problemas e em como eles se completam do que propriamente a parte de "eu sou um adolescente e acabei de me tornar num Cavaleiro do Apocalipse".
Acho que é uma forma bastante inteligente de chamar a atenção para problemas actuais, mas ao mesmo tempo chamar a atenção dos jovens. Verdade seja dita, os adolescentes de hoje em dia são demasiado isolados e a atenção deles foca-se mais nas redes sociais o que pode causar desinteresse no problema de outros e muitos deles pensam que são os únicos a passar por um determinado problema.
Mais um ponto positivo é o facto de se tratar de um livro que pode ser considerado de auto-ajuda mas que passa por entretenimento facilmente, o que ajuda a aliviar o "ambiente" pesado que o tema atraí.
E a história da Missy é algo revoltante porque uma pessoa se pergunta como é que as pessoas podem ser tão retrógradas e tão maldosas.  À medida que fui avançando na leitura apenas tinha vontade que ela se vingasse e que tudo terminasse bem para ela. Mas se há algo que a autora tem de bom é que deixa o final em aberto, não termina com " e viveram felizes para sempre" ou com "e tudo acabou mal", não, o final é sempre o inicio de uma nova caminhada para a personagem principal.
Sem sombra de dúvida que é uma saga que recomendo a toda a gente.



Título: "Rage"
Autor(a): Jackie Morse Kessler
Editora: Harcourt Graphia
Ano: 2011
Edição: 1º
Nº de Paginas: 213
ISBN:978-054-74-4528-1
Sinopse:Missy didn’t mean to cut so deep. But after the party where she was humiliated in front of practically everyone in school, who could blame her for wanting some comfort? Sure, most people don’t find comfort in the touch of a razor blade, but Missy always was . . . different. That’s why she was chosen to become one of the Four Horsemen of the Apocalypse: War.
Now Missy wields a new kind of blade—a big, brutal sword that can cut down anyone and anything in her path. But it’s with this weapon in her hand that Missy learns something that could help her triumph over her own pain: control. A unique approach to the topic of self-mutilation, Rage is the story of a young woman who discovers her own power and refuses to be defeated by the world.