translate the blog

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

a jornada das metas - o ínicio

Hello minha gente!
Vamos lá falar de motivação e perda de peso. É mesmo assim, começar logo assim de rompante que dessa maneira é tipo arrancar o penso de uma ferida.
Há cerca de 2/3 anos entrei numa "corrida" desenfreada para perde peso. Num pouco espaço de tempo perdi quase 30 kilos e estava a conseguir manter e grande parte disso foi graças  à motivação. Nunca fui muito vaidosa no que diz respeito a vestuário mas nessa altura com a perda de peso todo um novo mundo se abriu. Essa foi a minha motivação.
Entretanto fui para Edimburgo e todo o esforço e motivação foi ao ar. Podia colocar aqui mil e uma desculpas para tal ter acontecido, mas este post não é realmente sobre o que se passou, mas sim sobre o que espero vir a acontecer.
Este ano decidi que ia voltar a perder peso, que ia voltar a sentir-me bem com o meu corpo, mas as coisas nem sempre correm do jeito que planeamos.
Eu sou uma pessoa que é capaz de comer uma ninharia por dia. Para terem uma noção, esta semana passei 24horas apenas à base de café. O meu problema com o comida começa com o stress. Quanto maior for o meu stress, maior vai ser a quantidade de comida ingerida. E não estamos a falar de saladas ... a minha última mania é Pez e Red Bull.
Com os stresses que houve neste verão com a companhia de teatro e o inicio da terapia (noutro post falarei disso), todos os dias é dia de Pez e Red Bull. E talvez até conseguisse controlar tudo isso se tivesse motivação, mas a verdade é que não tenho. Hoje em dia cada vez mais lojas têm tamanhos grandes e o que me motivava à 2/3 anos atrás já não me motiva hoje.
Ora, eu gosto de pensar que sou uma pessoa criativa e que quando quero realmente algo não há quem me pare e de há uns dias para cá tenho queimado fusíveis a tentar arranjar uma solução definitiva e há poucos dias surgiu a luz.
Em vez de apenas um objectivo que me motive, porque não criar pequenas metas? Porque não fazer dessas metas algo que nunca fiz antes porque mental ou fisicamente não me sentia bem? Estão a apanhar a ideia?
Como raio é que isto surgiu? Estava eu a olhar para os meus velhos cosplays (para quem não sabe o que é, aqui está uma explicação) e só me lembrava do quão difícil era para mim escolher algo que me ficasse bem e que ao mesmo tempo gostasse. "Aí se eu fosse mais magra poderia ter feito cosplay disto, cosplay daquilo..." esse tipo de coisas. A verdade é que nem é a parte de vestir o cosplay que me deixa desconfortável, é a falta de confiança para incorporar a personagem. E daí surgiu a primeira meta, ou melhor, a ideia de criar as metas.
É óbvio que a primeira meta não é voltar a fazer cosplay, mas num futuro essa é uma meta.
Como vão funcionar essas metas? Basicamente a cada 10kilos perdidos irei realizar uma tarefa. A primeira é simples e não tem nada de especial, não é nada que o excesso de peso me impediu de fazer, mas é algo que quero fazer há algum tempo e na privação de o fazer está a motivação.
Cortar o cabelo. Sim, um simples corte de cabelo. Toda a gente sabe que eu não tenho amor ao meu cabelo no sentido em que não me importo de o cortar, pintar ou seja o que for. Simplesmente não sou daquelas mulheres que quase chora quando tem que ir cortar as pontas.
No inicio do verão estava com ideias de fazer um corte à lá Pixie.

Só que em vez disso acabei por rapar apenas o lado esquerdo naquilo que gosto de chamar o corte à lá Kelly Clarkson, porque cortei-o dessa maneira depois de ter visto video de "Invincible".

Agora que o cabelo do lado esquerdo cresceu o suficiente já posso fazer o meu pixie cut e estou ansiosa por o fazer.
E a minha primeira meta é essa. Quando perder dez kilos é quando posso ir ao cabeleireiro e fazer o corte com que ando a sonhar há meses.
Quanto ás restantes metas ... não faço ideia. A única meta que tenho planeada, para além da primeira, é a de voltar a fazer cosplay, mas isso será só mais para a frente.
E que venha o ginásio e que os Pez e Red Bull se vão embora.

1 comentário:

Tio Heartless disse...

Acho isso das metas interessante, mas não achas que 10 quilos poderá sempre uma meta demasiado grande? É que não podes ir fazendo apenas uma meta por cada 10 quilos, senão ficas sem metas depressa, até porque há limite do peso que podes perder para que o teu corpo aguente bem na mesma.

De qualquer maneira, força nisso :)