translate the blog

domingo, 3 de janeiro de 2016

Livro #19 e #20 - Cress & Fairest, de Marissa Meyer

Esta será uma review de dois livros (ou um livro e uma short story, depende de como considerarem o "Fairest"), uma vez que os li seguidos.
Quando peguei no "Cress" foi um bocado com receio porque o "Scarlet" não foi um livro que me chamou muito a atenção, mas ouvi dizer que o "Cress" era muito melhor e que era o favorito de muita gente e então lá peguei nele ... até porque eu queria mesmo chegar ao "Fairest".
E sim, "Cress" é muito melhor que "Scarlet", talvez até melhor que "Cinder".
Curiosamente, de todos os pares desta saga, gosto bastante da Cress e do Carswell, apesar não o ter achado grande coisa quando li o livro anterior. Verdade seja dita, ainda não o acho, mas gosto do par em si e isso deve-se ao facto de ter gostado imenso da Cress e achar imensa piada à crush que ela tem por ele, tipo uma adolescente a delirar por um ídolo.
Acho que a Cress é uma personagem do género da Cinder. Tem tudo para ser desinteressante (excepto a sua origem) mas acaba por ser interessante e cativante e é quase impossível uma pessoa não torcer para que tudo lhe corra bem e que ela acabe com o Carswell.
E depois temos o "Fairest" ... desde que li o "Cinder" estava bastante curiosa por o ler, porque queria saber o que realmente tinha acontecido para que a Levana se tornasse tão maldosa.
Gostei bastante de que a autora não tivesse caído no cliché de a ter feito uma pessoa boazinha que depois acaba por passar por algo terrível e se torna má. A verdade é que, a meu ver, a Levana sempre foi má, apesar de ter, realmente, passado por por algo terrível quando era pequena.
Juro que não tenho palavras para descrever o talento da escritora, não apenas a nível de escrita, mas também a nível criativo. É algo tão raro nos dias de hoje, em que os livros parecem os móveis do Ikea, tudo feito em produção massiva  e sem qualquer preocupação pela originalidade e estética.
O incrível desta historia é que a Levana acreditava mesmo que tudo o que ela estava a fazer era para o bem do povo quando na realidade era apenas uma maneira de ela própria ganhar mais e mais poder.
É uma saga tão boa e a autora é tão fenomenal que acredito que continuarei a ler todos os livros que ela lançar daqui em diante.


Título: "Cress"
Autor(a): Marissa Meyer
Editora: Puffin Books
Ano: 2014
Edição: 2º
Nº de Paginas: 550
ISBN:978-0-141-34015-9
Sinopse: In this third book in the Lunar Chronicles, Cinder and Captain Thorne are fugitives on the run, now with Scarlet and Wolf in tow. Together, they’re plotting to overthrow Queen Levana and her army.
Their best hope lies with Cress, a girl imprisoned on a satellite since childhood who's only ever had her netscreens as company. All that screen time has made Cress an excellent hacker. Unfortunately, she’s just received orders from Levana to track down Cinder and her handsome accomplice.
When a daring rescue of Cress goes awry, the group is separated. Cress finally has her freedom, but it comes at a high price. Meanwhile, Queen Levana will let nothing prevent her marriage to Emperor Kai. Cress, Scarlet, and Cinder may not have signed up to save the world, but they may be the only hope the world has.


Título: "Fairest"
Autor(a): Marissa Meyer
Editora: Feiwel & Friends
Ano: 2015
Edição: 1º
Nº de Paginas: 222
ISBN:978-1-250-06055-6
Sinopse: In this stunning bridge book between Cress and Winter in the bestselling Lunar Chronicles, Queen Levana’s story is finally told.
Mirror, mirror on the wall,
Who is the fairest of them all?
Fans of the Lunar Chronicles know Queen Levana as a ruler who uses her “glamour” to gain power. But long before she crossed paths with Cinder, Scarlet, and Cress, Levana lived a very different story – a story that has never been told . . . until now.
Marissa Meyer spins yet another unforgettable tale about love and war, deceit and death. This extraordinary book includes full-color art and an excerpt from Winter, the next book in the Lunar Chronicles series.

Sem comentários: