translate the blog

sábado, 24 de dezembro de 2016

Feliz Natal!

Feliz Natal!

(Aqui está uma foto das minhas estantes, todas natalícias. Normalmente não posto fotos das minhas estantes porque nunca estão como eu gosto a 100%, mas como é natal, aqui está uma excepção.)

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Livro #114 - "9 de Novembro", de Colleen Hoover

Este livro foi uma autêntica desilusão, especialmente porque este foi o ano em que eu descobri esta autora e, até então, tenho gostado bastante dos seus livros e por muito que goste bastante da premissa deste livro bem como a escrita da autora, é-me impossível gostar das acções e forma de pensar das personagens.
Como é impossível falar do que me desiludiu neste livro sem fazer spoilers, aviso já que o melhor é pararem de ler esta review caso ainda não tenham lido este livro.
Vamos então ao que me desagradou neste livro?
Temos a Fallon que, quando era adolescente, ficou encurralada num incêndio em casa do pai e como consequência ficou com cicatrizes, não apenas físicas mas também psicológicas. E depois temos o Ben, que aparece na vida de Fallon do nada e os dois acabam por criar laços de amizade, apaixonam-se e blá blá blá ... o típico romance. E tudo isto acontece a 9 de Novembro, dia em que o incêndio aconteceu, dia em que eles se conheceram e então ao longo de cinco anos (se não estou em erro) ele planeiam encontrar-se apenas nesse dia.
Confesso que a nível de romance, mais cliché e fofinho não podia ser. Mas depois vêm as revelações. Na realidade foi Ben quem começou o incêndio e a partir quando ele conhece Fallon ele estava, na realidade, a "espiá-la", curioso para saber o que tinha ocorrido à rapariga que, por acidente, foi apanhada no meio do fogo.
Inicialmente, ela tem uma reacção normal ... quer vê-lo a léguas e arranja uma ordem de restrição. Mas depois recebe uma carta dele onde ele explica o porquê do incêndio e toda a história de vida dele e ela apercebe-se que está apaixonada por ele. E aqui é que as coisas vão de mal a pior ... ela vai ter com ele e quando ele lhe pede perdão pelo que fez o que é que o raio da rapariga faz? Diz-lhe que ele não tem nada que pedir desculpas, que quem tem que pedir desculpas é ela ... WTF??? Minha amiga, ele começou um incêndio, algo que por si só é um crime (não importa os seus motivos), manda-te para o hospital com queimaduras pelo corpo todo, dá-te cabo da carreira (Fallon era uma jovem actriz), deixa-te com marcas para a vida toda, escondeu-te a verdade durante anos e tu, que não lhe fizeste nada é que tens que lhe pedir desculpa? Porquê? Porque quando descobriste a verdade acabaste com ele e metes-te-te a milhas? Que raio de E.T. é este? Fiquei tão frustrada que por pouco não atirei com o livro contra a parede (começo a notar um certo padrão em querer atirar os livros contra a parede). Juro que tive que me forçar a terminar o livro porque senão o mais certo era ele ir para o monte de DNF's.
Espero mesmo que este seja o primeiro e último livro da sra. Hoover que me desiludiu desta maneira.



Editora: Topsller
Idioma: Português
Nº Páginas: 320
Sinopse: A história de um amor capaz de curar e renovar a vida. O dia 9 de novembro No último dia de Fallon em Los Angeles, a sua vida cruza-se com a de Ben e os dois apaixonam-se perdidamente. A química que os une é tão forte e incontrolável que, apesar de Fallon estar a caminho de Nova Iorque, os dois prometem encontrar-se novamente. Os reencontros Durante cinco anos, sempre no dia 9 de novembro, Fallon e Ben encontram-se para construírem a sua história de amor, entre as várias relações e atribulações das suas vidas separadas. Apesar de só estarem juntos uma vez por ano, os dois envolvem-se cada vez mais e partilham um amor pleno de entrega, paixão e intensidade, capaz de os transformar e de sarar cicatrizes profundas. Cinco anos depois Fallon descobre que Ben carregou um enorme segredo durante cinco anos. O choque e a desilusão tomam conta do coração da jovem, devastada com a possibilidade de tudo ter sido uma farsa. Estarão os dois preparados para aceitar que as histórias de amor nem sempre têm um final feliz? Ou será Fallon capaz de perdoar o homem que ama? O passado, o presente e o futuro cruzam-se num livro arrebatador e envolvente.

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Livro #113 - "Stealing Snow", de Danielle Paige

Nunca pensei ficar realmente "chateada" com um livro, mas isso aconteceu e não é que tivesse expectativas muito altas para ele, mas a verdade é que só não o atirei contra a parede porque tinha medo que ele deixasse moça.
Este ano comecei a ler a série "Dorothy Must Die" desta autora e para já estou a adorar. Quando foi divulgado este livro fiquei um pouco desiludida porque retellings da Branca de Neve à para aí ao pontapé, mas um bocadinho de pesquisa e afinal o livro é um retelling da Snow Queen. 
Comecei a ler o livro e estava a gostar bastante, especialmente do facto de a autora ter incluído a Gerda e o Kay do original. Pouco mais de cem páginas faltavam para terminar o livro quando me apercebo do porquê de estar a gostar tanto do livro ... é uma cópia autêntica do primeiro livro da série (da autora) "Dorothy Must Die". Ora vejamos:
- Rapariga é transportada para um universo alternativo onde existe magia.
- Rapariga sente-se atraída pelo rapaz que a leva para esse universo alternativo.
- Existe um governante corrompido pelo poder e só a dita rapariga é que o pode destronar. 
- Rapaz anteriormente referido convence a rapariga a juntar-se ao grupo rebelde.
- O grupo rebelde é um bando de bruxas.
- Rapariga tem "aulas" de magia para desenvolver os seus poderes.
- A rapariga tem uma "inimiga" no considerado mundo real que vai ser importante para a sua aventura no mundo alternativo.
E mais comparações não posso fornecer porque não terminei o livro. Mas vendo as coisas assim, uma pessoa nem sabe se estamos a falar de uma série ou de outra. 
Talvez isto não me chateasse tanto se fosse outro autor, mas estamos a falar da autora das duas séries. 
Vou continuar com a série "Dorothy Must Die" e esquecer que este livro e série existem.




Editora: Bloomsbury USA Childrens
Idioma: Inglês
Nº Páginas: 375
Sinopse: First kisses sometimes wake slumbering princesses, undo spells, and spark happily ever afters.
Mine broke Bale.
Seventeen-year-old Snow has spent her life locked in Whittaker Psychiatric—but she isn’t crazy. And that’s not the worst of it. Her very first kiss proves anything but innocent…when Bale, her only love, turns violent.
Despite Snow knowing that Bale would never truly hurt her, he is taken away—dashing her last hope for any sort of future in the mental ward she calls home. With nowhere else to turn, Snow finds herself drawn to a strange new orderly who whispers secrets in the night about a mysterious past and a kingdom that’s hers for the taking—if only she can find her way past the iron gates to the Tree that has been haunting her dreams.
Beyond the Tree lies Algid, a land far away from the real world, frozen by a ruthless king. And there too await the River Witch, a village boy named Kai, the charming thief Jagger, and a prophecy that Snow will save them all.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Book Wrap Up - Book Haul Novembro



Mais um mês chegou ao fim e com ele algumas leituras surpreendentes, mas antes de falar nelas, vamos à lista de livros lidos durante o mês de Novembro.

Livros
- "Opal" de Jennifer L. Armentrout    
- "Their Virgin Captive" de Shayla Black e Lexi Blake    
- "Their Virgin's Secret" de Shayla Black e Lexi Blake    
- "Their Virgin Concubine" de Shayla Black e Lexi Blake    
- "Coisas que nos Diz o Coração" de Jessi Kirby
- "Dorothy Must Die - Stories" de Danielle Paige
- "Mastered" de  Maya Banks
- "Gemina" de Amie Kaufman e Jay Kristoff   |Review|
- "Day Zero" de Kresley Cole
- "Dorothy Must Die - Stories 2" de Danielle Paige    
- "Only for Your Touch" de Naima Simone      
- "Replica" de Lauren Oliver   |Review|
- "Diário de uma Rapariga Desaparecida" de Marsha Forchuk Skrypuch   |Review|
- "A Court of Mist and Fury" de Sarah J. Maas    
- "Heartless" de Marissa Meyers  
- "Descobre-me" de Maya Banks

Manga / Graphic Novel
- "Um Truque Estranho" de Matt Fraction (Vol. 1) |Goodreads|
- "Lumberjanes" de Noelle Stevenson (Vol. 1) |Goodreads|

Foi um total de 16 livros e 2 graphic novels e de forma geral gostei do que li a nível de livros, mas as graphic novels ... nem por isso.
O livro que mais me surpreendeu foi, sem dúvida, "A Court of Mist and Fury" de Sarah J. Maas, porque pouco ou nada tinha gostado do anterior e apenas continuei com o série por ser um retelling de "A Bela e o Monstro" e o livro ter vindo numa caixa literária.
Quanto ao livro que mais gostei ... é uma escolha difícil, porque nenhum deles me chamou a atenção mais do que outro, mas se tiver que escolher um ... "Heartless" de Marissa Meyer, uma autora que, até agora, não desilude.
Quanto ao pior livro que li, sem qualquer sobra de dúvida, "Mastered" de Maya Banks. Trata-se de uma autora que tem vindo a desiludir de livro para livro, mas que por algum motivo eu continuo a tentar ler os livros dela.
Este mês foi um bocado fraco a nível de leituras, mas estou a contar que em Dezembro volte ao numero normal de cerca de 20 livros.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Livro #112 - "Diário de uma Rapariga Desaparecida", de Marsha Forchuk Skrypuch

Nunca sei como começar uma review, mas desta vez tenho que começar pelo grande erro deste livro, o título. Originalmente "Stolen Child", a editora responsável por este livro teve a brilhante ideia de o traduzir para "Diário de uma rapariga desaparecida" ... o que é totalmente uma mentira. Este livro não é, nem de longe, um diário. Trata-se de uma narrativa através dos olhos de uma rapariga que sobreviveu à II Guerra Mundial e que se exilou no Canadá, fazendo-se passar por filha de um jovem casal ucraniano.
Títulos errados à parte, adorei este livro por ser bastante diferente do que normalmente se encontra neste tipo de literatura. Não se trata do relato de um judeu ou do inferno que foi sobreviver num campo de concentração. Trata-se de um tema que, pelo que sei, não é muito explorado dentro do tema II Guerra Mundial.
Hitler estava convencido que a raça ariana ia dominar o mundo, mas os casais alemães não estavam a reproduzir com a rapidez desejada (sabem, a história dos 9 meses de espera e tal), por isso engendrou um plano diabólico (como era seu costume). Começou a procurar crianças com características arianas, órfãos e mendigos de quem, supostamente, ninguém daria falta. Depois de sofrer uma lavagem cerebral e levadas a acreditar que os seus pais biológicos eram alemães e que os supostos pais com quem tinham estado até então eram ladrões e espiões, essas crianças eram inseridas em famílias alemãs apoiantes do regime. Tal ficou conhecido como o Projecto Lebensborn.
Em paralelo com a história de Nadia, ficamos também a conhecer a história de Marusia e Ivan, um casal ucraniano. Por norma, as pessoas lembram-se dos judeus, deficientes e gays e do que eles passaram às mãos dos nazis e é fácil esquecer que o resto das pessoas também sofreu e que foi usada como "carne para canhão", no caso de Marusia, foi colocada numa fábrica porque os nazis notaram que eram frequentemente bombardeadas, o que levava à morte de grande parte da mão de obra e não se podia parar a manufacturarão de armas e munições.
Gostei particularmente da parte em que no final do livro a autora escreveu uma pequena "introdução" ao tema que abordou no livro.
A escrita ... simples, bastante simples, o que é ideal, visto que a história está a ser contada através dos "olhos" de uma criança.
Recomendo bastante este livro ... mas não se deixem enganar pelo título ou até mesmo pela frase que aparece na capa: "Hitler tinha um plano para ela". É ideal para aqueles leitores que gostam do tema da II Guerra Mundial e que queiram ler algo diferente.






Editora: Oficina do Livro
Idioma: Português
Nº Páginas: 208
Sinopse: Nadia chega ao Canadá após a II Guerra Mundial, depois de passar cinco anos num campo de deslocados. Começa então a ser assombrada por memórias perturbadoras e terríveis pesadelos. Quem é ela na verdade? Assaltam-na imagens de outra família, de uniformes nazis, de Hitler. Poderá acreditar no que os sonhos lhe dizem?

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Livro #111 - "Replica", de Lauren Oliver

Tenho que começar por dizer que este foi o primeiro livro que li da Lauren Oliver, apesar de ter vários livros da autora cá em casa. Tenho também que dizer que este livro foi um bocado decepcionante, talvez porque havia tanto alarido à volta dele.
Este livro pode ser lido de três maneiras diferentes. Pode começar a ler-se a partir da parte da Gemma, começar a partir da parte da Lyra  ou então alternar entre os capítulos de cada uma das partes. Só esse facto já despertou o meu interesse. Eu acabei por optar começar pela parte da Lyra e ler tudo seguido.
"Two Girls, Two Stories. One Epic Novel" é que se pode ler na capa do livro, a primeira parte é verdadeira, a segunda ... nem por isso. Tanto a história da Lyra como a da Gemma parecem ter ficado a meio. Quando terminei a parte da Lyra ainda pensei que a história dela iria ser terminada na parte da Gemma, mas não, é um final bruto e que deixa o leitor a pensar que talvez a autora tenha-se esquecido de terminar o livro, porque depois da Lyra saber a verdade o leitor quer saber como raio é que ela lidou com isso, o que ela vai fazer a partir daí, ver como evoluí a relação dela com o 72. E o mesmo se passou com a Gemma.
Para ser sincera, não sei se haverá um segundo livro. Pelo pouco que sei, não aparece nada no Goodreads, mas gostava mesmo de saber o que se passou com as personagens, visto que a maioria do livro, tanto a parte da Lyra como da Gemma, é passado com eles a fugirem do pessoal de Haven e à procura de respostas (mais na parte da Gemma).
Este foi o meu grande problema com este livro e o motivo pelo qual não dei uma cotação maior.
Gostei bastante da escrita da altura, o que me deixou motivada a ler os outros livros dela que tenho aqui. É simples, mas bastante clara e fluída, o que ajudou bastante a acalmar o receio que tinha em relação a distinguir a "voz" das personagens. O problema de muitos autores que escrevem vários POV é que parece ser sempre a mesma personagem e num livro deste tipo se isso acontecesse seria, ouso dizer, catastrófico. Mas não houve qualquer problema em relação a isso ... as "vozes" são bastante distintas. É fácil identificar a Gemma e a Lyra
Confesso que o tema do livro não é dos meus favoritos ... ou melhor dizendo, clones e afins nunca me despertou grande interesse, mas foi uma boa experiência e trata-se de um livro que não apresentou grandes falhas em pormenores no decorrer da narrativa (com excepção aqueles finais).
Recomendo este livro, mesmo aqueles leitores que não tenham grande interesse em clones.


Sinopse:
From Lauren Oliver, New York Times bestselling author of Before I Fall and the Delirium trilogy, comes an epic, masterful novel that explores issues of individuality, identity, and humanity. Replica is a “flip book" that contains two narratives in one, and it is the first in a duology. Turn the book one way and read Lyra's story; turn the book over and upside down and read Gemma's story. The stories can be read separately, one after the other, or in alternating chapters. The two distinct parts of this astonishing novel combine to produce an unforgettable journey. Even the innovative book jacket mirrors and extends the reading experience.
Lyra's story begins in the Haven Institute, a building tucked away on a private island off the coast of Florida that from a distance looks serene and even beautiful. But up close the locked doors, military guards, and biohazard suits tell a different story. In truth, Haven is a clandestine research facility where thousands of replicas, or human models, are born, raised, and observed. When a surprise attack is launched on Haven, two of its young experimental subjects—Lyra, or 24, and the boy known only as 72—manage to escape.
Gemma has been in and out of hospitals for as long as she can remember. A lonely teen, her life is circumscribed by home, school, and her best friend, April. But after she is nearly abducted by a stranger claiming to know her, Gemma starts to investigate her family's past and discovers her father's mysterious connection to the secretive Haven research facility. Hungry for answers, she travels to Florida, only to stumble upon two replicas and a completely new set of questions.
While the stories of Lyra and Gemma mirror each other, each contains breathtaking revelations critically important to the other story. Replica is an ambitious, thought-provoking masterwork.

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Livro #110 - "Gemina", de Amie Kaufman e Jay Kristoff

Já alguma vez pegaram num livro e pensaram "este livro é mesmo bom, está perfeito" e nem cinco minutos depois BOOM, começas a reparar em pequenos defeitos? Foi basicamente o que me aconteceu ao ler este livro. Não, ele não é mau, longe disso, mas em comparação com o primeiro livro, este está muito melhor, especialmente a nível visual.
A nível visual nota-se que ouve uma evolução, que os autores se preocuparam mais em dar uma melhor experiência ao leitor e acho que daí surgiu o diário da Hanna com os seus desenhos humorísticos, apesar de que há sempre espaço para mais desenhos e menos "ficheiros".
Por falar em "ficheiros", foi aqui que comecei a aperceber-me do grande problema desta trilogia ... a descrição. Como o livro é contada através da junção de todos estes ficheiros e relatórios, a "poesia", por assim dizer, que os autores usam para descrever determinadas cenas acaba por ser posta de lado porque eu nunca li um relatório de vigilância em que o analista sabe o que a pessoa está a pensar ou o que ela quer dizer com o olhar. Mas, curiosamente, o analista com o ID 7213-0089-DN sabe o que o vai pela cabeça das personagem e chega mesmo a descrever as suas acções com um floreado qual autor de um romance histórico qualquer. E, para mim, esta é a grande falha do livro. Se o analista esta a passar para o papel o que estão nas imagens de vigilância deve de o fazer de forma simples e rápida, caso contrário mais valia o livro estar escrito todo em texto e esquecer a experiência de saber a história através de ficheiros e relatórios.
Tempo de confissão ... não fiquei grande fã desta história depois do primeiro livro e dei-lhe uma cotação alta mais pelos gráficos do que propriamente pelo conteúdo literário. Mas gostei bastante da história deste livro, do iteração entre a Hanna, o Nik e a Ella. Claro que gostaria que houvesse mais desenvolvimento das personagens, mas tal não é possível por causa da estrutura do livro.
Ainda bem que dei uma oportunidade a este segundo livro porque se tivesse "tirado a pinta" à trilogia apenas pelo primeiro volume, o mais certo era ter desistido da trilogia logo à primeira.

Sinopse:
Hanna Donnelly is the station captain’s pampered daughter and Nik Malikov is the reluctant member of a notorious crime family. Together they struggle with the realities of life aboard the galaxy’s most boring space station, blissfully unaware that Kady Grant and the Hypatia are headed right toward Heimdall with news of the Kerenza invasion.
Picking up about five minutes after Illuminae ends, Gemina is the electrifying sequel to the hottest YA novel of 2015.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

I'm back ....

Não, não me esqueci que tinha um blog. Não, a preguiça não é a maior culpada por esta ausência.
Já há umas duas semanas que ando para escrever este post, mas o tempo livro não é muito e a vida tem insistido em intrometer-se.
Ora, mudei de casa ... se é que tal se pode chamar mudar de casa. Tenho um cantinho novo só para mim e adoro ... livros de cima abaixo e todo nerd. Só que para lá chegar foi preciso fazer alterações e obras e isso acabou por demorar mais tempo que o previsto e algo que deveria de demorar apenas uma semana acabou por demorar meses e enquanto isso eu tinha apenas acesso à minha cama e televisão durante esse tempo.
Quando estava tudo pronto, acabou por surgir contratempos na companhia de teatro e a minha vida profissional voltou a dar uma volta. Neste momento estou a trabalhar na empresa da família enquanto que nos tempos livres estou a desenvolver um projecto que ando a magicar desde o inicio do ano mas que só agora começou a ganhar forma.
Tudo isto para justificar a ausência  de meses aqui no blog. Mas agora, espero, que está tudo encarreirado, já vou recomeçar a colocar aqui reviews e afins, tal como antigamente. E mais para a frente falo-vos do meu novo projecto ... estou tão nervosa em relação a ele porque quero mesmo que resulte e que tudo corra bem e que toda a gente goste.
E para já é tudo.

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Book Wrap Up - Book Haul Julho

Começo a ficar frustrada com as minhas leitura, não só a nível de quantidade mas também a nível de qualidade.
Quando penso que vou ter tempo para ler, eis que aparece algo que me muda os planos completamente. Este mês foi uma situação familiar no fim do mês e o facto de ir "mudar de casa" e isso implicar obras ... eu tenho que meter na cabeça que não posso fazer planos.
No total li 44 itens, sendo que 15 foram livros e 27 foram mangas e graphic novels. A nível de qualidade ... ou foram muito boas ou muito más. Gostei bastante da maioria dos novos autores que li e fiquei bastante desiludida com alguns "velhos" conhecidos. Resumindo, foi um mês de extremos.
Mais uma vez não tinha nenhum TBR planeado e o mais provável é continuar assim por uns tempos, excepto no que diz respeito às Maratonas Literárias, visto que pretendo participar na Hot Summer Reading, mas num outro post falarei sobre isso.
E as minhas leituras de Julho foram as seguintes:

Livros


- "Hard Limit" de Meredith Wild        |Review| |Goodreads|
- "A Rapariga do Calendário" de Audrey Carlan       |Goodreads|
- "Hard Love" de Meredith Wild      |Review| |Goodreads|
- "Tempting the Best Man" de J. Lynn         |Goodreads|
- "Deslumbrada" de Abigail Barnette       |Goodreads|
- "Blood Kiss" de J.R. Ward         |Review| |Goodreads|
- "The Darkest Torment" de Gena Showalter         |Goodreads|
- "Namorada" de Abiagail Barnette       |Goodreads|
- "Pucked" de Helena Hunting       |Goodreads|
- "A Rapariga do Calendário 2" de Audrey Carlan         |Goodreads|
- "Preferida" de Sylvia Day       |Goodreads|
- "Salva-me" de Maya Banks       |Goodreads|
- "Pucked Up" de Helena Hunting       |Goodreads|
- "Pucked Over" de Helena Hunting        |Goodreads|
- "Dragonbane" de Sherrilyn Kenyon        |Goodreads|
- "Cretino Irresistível" de Christina Lauren        |Goodreads|


Manga / Graphic Novel


- "Blue Exorcist" de Kazue Kato (Vol. 8) |Goodreads|
- "Tokyo Ghoul" de Sui Ishida (Vol. 2) |Goodreads|
- "Pretty Guardian Sailor Moon" de Naoko Takeuchi (Short Stories 2) |Goodreads|
- "Naruto" de Masashi Kishimoto (Vol. 19 a 30) |Goodreads|
- "Saga" de Brian K. Vaughan (Vol. 6) |Goodreads|
- "One Piece" de Eiichiro Oda (Vol. 1 a 6) |Goodreads|
- "Seconds" de Bryan Lee O'Malley  |Goodreads|

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Livro #105 a #109 - Série "Hacker", de Meredith Wild

Peguei nesta série apenas por pegar, mas rapidamente fiquei fã por causa premissa que parecia (e a palavra chave é "parecia") ser diferente, uma vez que misturava hackers e tal.
Ao ler os dois primeiros livros ainda fui dando o beneficio da dúvida e até estava a gostar das personagens principais, algo bastante raro para mim. A história, apesar de acabar por não ser muito diferente das milhentas histórias que andam para aí, até estava a ser interessante e com um bocado de desnorte, bastante evidente, da autora, até se perdoava a falta de rumo certo para desenvolvimentos futuros.
Mas o caso mudou completamente de figura quando chegamos ao terceiro livro. A autora destruiu completamente as personagens, o que levou à aniquilação completa da série. Durante dos dois primeiros livros vemos personagens fortes e com mente própria, independentes e com ideias perfeitamente definidas. No terceiro livro a autora transforma o seu personagens principal num egoísta manipulador e a sua personagem principal numa viciada em sexo sem cérebro e sem qualquer resquício de personalidade.
Na minha inocência, lá parti para o quarto livro na esperança que fosse uma fase pela qual a autora estava a passar e que o terceiro livro fosse algo que não voltaria a acontecer e que poderia, simples e facilmente, ignorar. Nop, tal não aconteceu. Para além do terceiro livro estar permanentemente na minha mente enquanto lia os restantes, a verdade é que os problemas anteriores que encontrei na série acabaram por se multiplicar e em nada valeu o esforço da autora em criar tenção entre o casal e cenas mirabolantes de acção que roçam em muito o ridículo.
Leiam os primeiros dois livros e depois façam de conta de que história terminou por aí, era o que eu deveria de ter feito.




quinta-feira, 14 de julho de 2016

Livro #104 - "Blood Kiss", de J. R. Ward

Dizer que estava bastante ansiosa por este livro é pouco, mas não contava eu com tamanha desilusão.
Os livros desta autora tão a perder qualidade a um nível alarmante e o mais provável é que mais tarde ou mais cedo acabe por a descartar por completo.
Eu não terminei este livro, li apenas metade e dizer que me apetecia atira-lo pela janela fora é muito pouco.
Primeiro que tudo, isto é suposto ser um spin-off. Já esperava encontrar personagens da série original nestes livros, até porque supostamente o grupo original é instrutor de um novo grupo de guerreiros. Mas o se passa com este livro é basicamente um esquema para iludir o leitor. Quem quiser ler a série original, "Irmandade da Adaga Negra", tem que obrigatoriamente ler este spin-off e vice versa, porque quem está a contar encontrar a história da Paradise e do Craeg vai apanhar uma enorme surpresa.
Eu li meio livro e nada sei sobre estas duas personagens. Sim, meio livro e pouco ou nada eles apareceram. E porquê? Porque a autora achou que seria uma excelente ideia desenvolver a história da Marissa e do Butch num livro que faz parte do spin-off e não da série original (para quem não sabe, este casal faz parte da série original).
Eu não li muitos spin-off, mas dos que li, apercebi-me que posso nem ler a série principal e mesmo assim saber o que se está a passar. Tal não acontece neste caso, o que obriga o leitor a ler os milhentos livros que existem da autora para perceber a história de um único livro.
Isto não é novidade para quem acompanha a autora, porque o mesmo aconteceu num dos livros da saga "Anjos Caídos", quando a autora iniciou uma storyline (que nunca se deu ao trabalho de terminar ou explicar) que ligava esta série à da Irmandade, obrigando o leitor a ler os livros da outra série para perceber o que se estava a passar.
E isso é outra coisa que me tem incomodado nesta autora, o inicio de mil e uma storylines e nem 2% delas estão terminadas ou explicadas, ao invés disso a autora deixa-as em aberto (ou esquece-se delas por completo) e inicia outras mil e uma storylines.
O mais certo é tão cedo não voltar a pegar nos livros desta série ou da original, uma vez que são apenas mais histórias recicladas. Um bom exemplo disso é o último livro da autora e o seu próximo livro. No inicio da série da Irmandade tivemos um livro dedicado ao Rhage, o último livro que a autora lançou foi dedicado ao Rhage e o próximo livro que a autora vai editar, desta série spin-off, também vai contar com partes da história do Rhage. Sério? É mesmo preciso dois livros da série original e ainda um do spin-off? Que aconteceu aos calhamaços que eram lançados e conseguiam contar a história toda das personagens? Uma série não é o suficiente para uma personagem?
O que me desilude no meio disto tudo é que a premissa deste spin-off é mesmo interessante, mas não há pachorra para a ganância de alguns autores.

Sinopse:
The legacy of the Black Dagger Brotherhood continues in a spin-off series from the #1 New York Times bestselling author…
Paradise, blooded daughter of the king’s First Advisor, is ready to break free from the restrictive life of an aristocratic female. Her strategy? Join the Black Dagger Brotherhood’s training center program and learn to fight for herself, think for herself…be herself. It’s a good plan, until everything goes wrong. The schooling is unfathomably difficult, the other recruits feel more like enemies than allies, and it’s very clear that the Brother in charge, Butch O’Neal, a.k.a. the Dhestroyer, is having serious problems in his own life.
And that’s before she falls in love with a fellow classmate. Craeg, a common civilian, is nothing her father would ever want for her, but everything she could ask for in a male. As an act of violence threatens to tear apart the entire program, and the erotic pull between them grows irresistible, Paradise is tested in ways she never anticipated—and left wondering whether she’s strong enough to claim her own power…on the field, and off.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Book Wrap Up - Book Haul Junho

Este mês foi um bocadinho complicado e o blog acabou por "levar por tabela". Durante este mês não postei nada e também não tinha planeado nenhuma TBR, mas estava mesmo a precisar deste "time off" e o número de leituras acabou por reflectir isso.
Li um total de 52 itens, sendo 20 deles Livros, 1 Short Story, 30 Mangas e 1 Graphic Novel. Comparado com o mês anterior, li o mesmo número de itens, mas mais livros do que mangas.
Quanto ao que li, tenho a dizer que encontrei uma nova série preferida, "Off Campus" da Elle Kennedy. Fiquei tão viciada nela que nem quis esperar pelo lançamento do terceiro livro em português, acabando por o ler em e-book, o que vai também acontecer em Setembro com o quarto livro.
Também gostei bastante da short story "Shadows" ... acho que gostei mais deste casal do que própriamente do casal principal da série.
De resto foram todas leituras "softs", nada de surpreendente. Okay, fiquei surpreendida com o livro da Gena Showalter, "Firstlife", mas pela negativa. A premissa e a construção do mundo é tão boa, mas as personagens são tão irritantes e insuportáveis.
E agora vamos à lista em si:
Livros


- "Visions of Heat" de Nalini Singh |Goodreads|
- "Estrela da Noite" de Alyson Noel |Goodreads|
- "Infinito" de Alyson Noel |Goodreads|
- "Atracção Magnética" de Meredith Wild |Goodreads|
- "Ligação Explosiva" de Meredith Wild |Goodreads|
- "Intensidade Máxima" de Meredith Wild |Goodreads|
- "O Pacto" de Elle Kennedy |Goodreads|
- "O Erro" de Elle Kennedy |Goodreads|
- "Firstlife" de Gena Showalter |Goodreads|
- "The Score" de Elle Kennedy |Goodreads|
- "Z" de Larissa Ione |Goodreads|
- "Stepbrother Dearest" de Penelope Ward |Goodreads|
- "Simplesmente Nua" de Raine Miller |Goodreads|
- "Entrega Total" de Raine Miller |Goodreads|
- "Caressed by Ice" de Nalini Singh |Goodreads|
- "Porque és Minha" de Beth Kery |Goodreads|
- "Espero por Ti" de J. Lynn |Goodreads|
- "The Player" de Kresley Cole |Goodreads|
- "Stars Above" de Marissa Meyer |Goodreads|
- "Mine to Possess" de Nalini Singh |Goodreads|
- "Viciada em Ti" de Laurelin Paige |Goodreads|

Short-Stories
- "Shadows" de Jennifer L. Armentrout |Goodreads|

Manga


- "Blue Exorcist" de Kazue Kato (Vol. 1 a 7) |Goodreads|
- "Assassination Classroom" de Yusei Matsui (Vol. 1 a 3) |Goodreads|
- "Pretty Guardian Sailor Moon" de Naoko Takeuchi (Vol. 7 a 12 e Short Stories 1) |Goodreads|
- "Naruto" de Masashi Kishimoto (Vol. 8 a 18) |Goodreads|
- "Tokyo Ghoul" de Sui Ishida (Vol. 1) |Goodreads|
- "All You Need is Kill" de Hiroshi Sakuragaka (Vol. 1 e 2) |Goodreads|

Graphic Novel
- "Blue is the Warmest Color" de Julie Maroh |Goodreads|

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Book Wrap Up - Book Haul Maio

Este mês foi um pouco fraco a nível de livros porque acabei por me focar mais nos mangas.
Da minha TBR apenas não li o "Lady Midnight" e não terminei o "The Queen of the Tearling". Comecei a ler as short stories de Shadowhunter Academy e acabei por desistir definitivamente de Cassandra Clare, simplesmente já não suporto mais a escrita dela e o mundo de tão exausto que está. Quanto ao "The Queen of the Tearling", comecei a ler mas perdi a vontade de o continuar a ler, por isso coloquei-o de lado à espera do momento em que esteja no estado de espírito correcto.
Quanto a número, li 16 livros, a maioria delas grandes tijolos. Li ainda uma short story e 35 mangas.
Li livros bons e livros maus, acho que no fim de contas ficou tudo bastante balançado. Gostei bastante de "Lost Stars" e a duologia "Entre o Agora e ..." e odeie o último livro da Kresley Cole.
Reli os dois primeiros livros da saga "Imortais" da Alyson Noel porque quero terminar definitivamente com esta saga e já não me lembrava de nada. Reli ainda "O Apelo da Lua" e ainda dei uma oportunidade ao segundo livro da saga, mas não vou continuar com ela definitivamente. Para terminar as releituras, reli "Darkfever" porque quando sairam os dois primeiros livros em português gostei bastante mas depois a editora abandonou (choque!) a edição dos livros e eu não voltei a pegar na série, mas depois de ler a saga "Highlander" da autora, lá me decidi a continuar com esta serie.
A maior surpresa foi "Slave to Sensation" de Nalini Singh. Tentei, há uns anos atrás, ler este livro mas acabei por me aborrecer com a leitura e coloquei-o de lado. Os livros estavam tão baratos no Awesome Books que acabei por os comprar e agora que finalmente peguei neles fiquei surpreendida coma história e já estou a meio do segundo livro.

Livros


- "Sweet Ruin" de Kresley Cole        |Review| |Goodreads|
- "Lost Stars" de Claudia Gray      |Review| |Goodreads|
- "Possessão" de J.R. Ward      |Review| |Goodreads|
- "Immortal" de J.R. Ward        |Review| |Goodreads|
- "Entre o Agora e o Nunca" de J.A. Redmerski      |Review| |Goodreads|
- "Entre o Agora e o Sempre" de J.A. Redmerski      |Review| |Goodreads|
- "Four Sisters" de Helen Rappaport         |Goodreads|
- "Eternidade" de Alyson Noel       |Goodreads|
- "Lua Azul" de Alyson Noel       |Goodreads|
- "The Glittering Court" de Richelle Mead         |Goodreads|
- "Terra Sombria" de Alyson Noel       |Goodreads|
- "O Apelo da Lua" de Patricia Briggs       |Goodreads|
- "Darkfever" de Karen Marie Moning         |Goodreads|
- "Slave to Sensation" de Nalini Singh       |Goodreads|
- "Fogo Negro" de Alyson Noel       |Goodreads|
- "Vínculo de Sangue" de Patricia Briggs      |Goodreads|


Short-Stories
- "Welcome to Shadowhunter Academy" de Cassandra Clare e Sarah Rees Brennan      |Goodreads|


Manga


- "Death Note" de Tsugumi Ohba (Vol. 9 a 12)      |Goodreads|
- "Attack on Titan" de Hajime Isayma (Vol. 1 a 18)      |Goodreads|
- "Pretty Guardian Sailor Moon" de Naoko Takeuchi (Vol. 1 a 6)      |Goodreads|
- "Naruto" de Masashi Kishimoto (Vol. 1 a 7)      |Goodreads|

domingo, 29 de maio de 2016

Livro #102 e #103 - "Entre o Agora e o Nunca" e "Entre o Agora e o Sempre", de J.A. Redmerski


Que surpresa agradável. Estava a contar com um romance cliché e que iria apenas servir para passar o tempo e acabei por me embrenhar de tal maneira na história que quando terminei de ler o segundo livro só queria saber o que raio ia ler a seguir porque estava a pressentir uma bela de uma ressaca literária.
Como previ, o segundo livro era escusado, mas não deixou de ser bom, porque respondeu à típica pergunta que fica depois das personagens terem o seu "final feliz". O que acontece às personagens depois da história de como eles se encontraram é contada.
O que me fez gostar tanto destes livros é o facto de a autora não ter medo de criar problemas às personagens, de lhes colocar obstáculos e de não ser tudo um mar de rosas.
Claro que há situações em que as coisas correm demasiado bem, em que é tudo "encaixa" demasiado bem, mas nesse caso não seria um romance cliché. E seria um pouco cruel o leitor criar laços com as personagens e as coisas acabarem mal.
Outro ponto que gostei foi o facto de a história ser contada do POV de ambas as personagens desde o início. Ultimamente os escritores começam com um POV e só no segundo livro é que encaixam o outro POV.
Pelo que vi, no próximo ano vai sair mais um livro desta trilogia (?) e será a história da filha destas personagens e, para ser sincera, estou um pouco receosa com o que aí vem, mas quando a altura chegar logo se verá.
Sem sombra de dúvida que quero ler mais trabalhos desta autora.

Sinopse "Entre o Agora e o Nunca":

Camryn Bennett decide, com a impetuosidade dos seus 20 anos, abandonar um quotidiano previsível e aventurar-se numa viagem sem destino em busca de si própria. Entra num autocarro de longo curso e deixa-se ir ao sabor do momento. É então que conhece a pessoa que irá mudar para sempre a sua vida - Andrew Parish, um jovem que vive a vida intensamente. O espírito livre e aventuroso de Andrew exerce sobre Camryn um poderoso fascínio e, pouco a pouco, vai quebrando as suas defesas, libertando-a das convenções que a impedem de viver plenamente o presente e expondo os seus desejos mais secretos. Sensual e inspirador, este romance fala-nos do amor, da paixão, do erotismo... e da coragem de vivermos até ao limite sem nos trairmos a nós próprios.

Sinopse "Entre o Agora e o Sempre":

Entre o Agora e o Sempre é a muito aguardada sequela de Entre o Agora e o Nunca, o romance que nos apresentou Camryn Bennett e Andrew Parrish, dois jovens em busca do lado mais ousado da vida, que se conhecem e apaixonam durante uma viagem de autocarro. Agora, alguns meses depois desse primeiro encontro, estão noivos e esperam, entusiasmados, a chegada do primeiro filho. Mas, quando nada o fazia prever, a tragédia bate-lhes à porta. J. A. Redmerski deixa-nos de novo rendidos ao fascínio desta intensa história de amor e dos seus protagonistas, pela coragem que têm em se manter fiéis a si próprios, vivendo plenamente o presente, com um espírito livre e profundamente apaixonados pela vida.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Livro #100 e #101 - "Possessão" e "Immortal", de J.R.Ward

A leitura destes livros incluí-se no caso "a editora lançou todos os livros em português excepto o último e o leitor tem que se desenrascar".
Confesso que não sou grande fã desta saga, mas perdi o meu tempo a ler cinco livro que mais parecem tijolos, por isso, por um livro não ia deixar de terminar a saga. Lá dei a volta e arranjei o sexto livro em ebook e dei por terminada esta saga.
Acho que o grande motivo por não gostar desta saga é por causa das lacunas que a história geral tem, o que acabou por fazer com que eu não gostasse das personagens. Aliás, eu pouca ou nenhuma relação consegui criar com as personagens. Okay, a J.R. Ward cria personagens pouco relacionáveis, mas enquanto que na "Irmandade da Adaga Negra" eu torço para que tudo corra bem para as personagens, nesta série pouco me importei se as coisas corriam bem ou mal. 
Os primeiros livros foram bastante desinteressantes mas nestes dois últimos a história ganhou algum interesse, mas nada que se tornasse memorável. E para ser sincera, é algo que os livros desta autora já me vem habituando. São óptimos livros para se ler quando não se tem nada mais interessante para ler, o que é uma pena, porque as histórias base são interessantes, mas a escrita da autora e o rumo que ela dá à história e às personagens acaba por ser mais do mesmo que em livros anteriores ou de outra saga escrita por ela.
Mais do mesmo e previsível ... é a melhor maneira que encontro para definir estes dois livros.


Sinopse "Possessão":

7 PECADOS MORTAIS…
Sete almas para salvar. Esta é a quinta.
Redenção não é uma palavra que Jim Heron conheça muito bem. A sua especialidade é a vingança e, para ele, o pecado é relativo. Mas tudo muda quando se torna um anjo caído e é incumbido da tarefa de salvar sete pessoas dos sete pecados mortais... e o fracasso não é permitido. Quando Cait Douglass decide recuperar do seu desgosto de amor, despojar-se das suas inibições e começar realmente a viver, não está preparada para os dois homens sensuais que se atravessam no seu caminho. Dividida entre eles, não sabe qual escolher - ou que tipo de consequências terríveis podem surgir.
Jim Heron, anjo caído e salvador relutante, está na guerra mas coloca tudo em risco quando tenta fazer um acordo com o diabo - literalmente. Quando mais uma alma é involuntariamente apanhada na batalha entre ele e o demónio Devina, a sua fixação numa inocente presa no inferno ameaça desviá-lo do seu dever sagrado...
Pode o bem ainda prevalecer se o amor verdadeiro enfraquece um salvador? E será que o futuro de uma mulher é a chave, ou a maldição, para toda a humanidade? Só o tempo, e os corações, dirão.
7 PECADOS MORTAIS… Sete almas afetadas por esses pecados. Sete pessoas numa encruzilhada, com uma escolha que deve ser feita. E para salvá-las apenas um homem, metade anjo, metade demónio…

Sinopse "Immortal":

The Creator invented the game, and the stakes are nothing less than the fate of the quick and the dead: seven souls, seven crossroads. Reluctant savior Jim Heron has compromised himself, his body and his soul, and yet he’s on the verge of losing everything...
...Including Sissy, the innocent he freed from Hell. Jim’s determined to protect her—but this makes her a weakness the demon Devina can exploit. With Jim torn between the game and the woman he’s sworn to defend, evil’s more than ready to play dirty.
Humanity’s savior is prepared to do anything to win—even embark on a suicide mission into the shadows of Purgatory. True love is Jim’s only hope for survival—and victory. But can a man with no heart and no soul be saved by something he doesn’t believe in?

terça-feira, 24 de maio de 2016

Livro #99 - "Lost Stars", de Claudia Gray

Tenho, há anos, a saga Evernight em "lista de espera" para ler, mas acabei por pegar neste livro para, pela primeira vez, ler um livro da Claudia Gray.
Como aconteceu com a autora, nunca tinha lido nenhum dos livros de Star Wars, mas não podia ter começado por um melhor. Adorei ter revivido alguns dos eventos dos filmes através dos olhos de outras personagens. 
A história dá uma pequena vibe de "Romeu e Julieta", mas rapidamente esquecemos esse pormenor porque a Cienna não é, de forma alguma, uma donzela à espera de ser salva e ... espaço, Wookies, naves, Darth Vader ... 
Este é daqueles livros em que o leitor nem precisa de ser fã de Star Wars para gostar do livro, escrita ou personagens. Aliás, havia alturas em que me esquecia completamente que estava a ler um livro que se passava no universo Star Wars.
Gostei tanto dele que, passado semanas depois de o ler, ainda nem consigo formar pensamentos coerentes sobre ele. E só não lhe dei cinco estrelas porque é mais do que óbvio que vai acontecer no fim, apesar de que estava a torcer para que isso acontecesse. 
Sem sombra de dúvidas que vou continuar a acompanhar os livros desta autora no universo Star Wars, mas também fiquei com imensa vontade de ler as outras sagas dela. 


Sinopse:
A long time ago in a galaxy far, far away…
Eight years after the fall of the Old Republic, the Galactic Empire now reigns over the known galaxy. Resistance to the Empire has been all but silenced. Only a few courageous leaders such as Bail Organa of Alderaan still dare to openly oppose Emperor Palpatine.
After years of defiance, the many worlds at the edge of the Outer Rim have surrendered. With each planet’s conquest, the Empire’s might grows stronger.
The latest to fall under the Emperor’s control is the isolated mountain planet Jelucan, whose citizens hope for a more prosperous future even as the Imperial Starfleet gathers overhead…

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Livro #98 - "Sweet Ruin", de Kresley Cole

Uau, este livro surpreendeu-me e não pela positiva. Pela primeira vez na minha vida de leitora dei uma estrela a um livro de Kresley Cole. Yup, verdade verdadinha.
Não houve nada que gostasse neste livro, o que me surpreendeu. Personagens que apareceram do nada, tendo em conta que este livro faz parte de uma série e que, por norma, as personagens principais dos livros já foram, pelo menos, referidos num dos livros anteriores, tal não acontece com estas personagens.
E ainda no assunto das personagens ... oh coisinhas mais planas e sem qualquer interesse. Foi quase como se tivessem sido criadas com o propósito de serem odiadas. Temos uma personagem feminina que pensa que é o Rambo e que só ela tem razão e que sabe tudo quando na realidade não sabe de nada. E depois temos uma personagem masculina que é mais antiquada que D. Sebastião.
Enquanto lia o livro eu só pensava "não, isto não foi escrito pela Kresley Cole", porque a verdade é que a autora é óptima a criar personagens fortes e interessantes, mesmo as personagens femininas, mas a sensação com que fiquei ao ler este livro é que não houve qualquer trabalho no desenvolvimento das personagens.
Desilusão autentica.




Sinopse:
An immortal assassin is caught between desire and duty...
A foundling raised in a world of humans
Growing up, orphaned Josephine didn’t know who or what she was—just that she was “bad,” an outcast with strange powers. Her baby brother Thaddeus was as perfect as she was flawed; protecting him became her entire life. The day he was taken away began Jo’s transition from angry girl... to would-be superhero... to enchanting, ruthless villain.
A lethally sensual enforcer on a mission
A threat to the Møriør has brought archer Rune the Baneblood to the mortal realm to slay the oldest living Valkyrie. Whether by bow or in bed, he never fails to eliminate his target. Yet before he can strike, he encounters a vampiric creature whose beauty conceals a black heart. With one bite, she pierces him with aching pleasure, taking his forbidden blood - and jeopardizing the secrets of his brethren.
A boundless passion that will lead to sweet ruin...
Could this exquisite female be a spy sent by the very Valkyrie he hunts? Rune knows he must not trust Josephine, yet he’s unable to turn her away. Despite his millennia of sexual conquests, he can’t ignore the unfamiliar longing she arouses deep within him. When Jo betrays the identity of the one man she will die to protect, she and Rune become locked in a treacherous battle of wills that pits ultimate loyalty against unbridled lust.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Book Wrap Up - Book Haul Abril





- "Na Cama com um Highlander" de Maya Banks |Goodreads|
- "Styxx" de Sherrilyn Kenyon     |Goodreads|
- "The Heir" de Kiera Cass    |Review| |Goodreads|
- "Not That Kind of Girl" de Lena Dunham    |Review| |Goodreads|
- "Sedução nas Highlands" de Maya Banks     |Goodreads|
- "Death Note Vol. 1" de Tsugumi Ohba     |Goodreads|
- "Son of No One" de Sherrilyn Kenyon     |Goodreads|
- "E Se?" de Maria Capitão    |Review| |Goodreads|
- "Nunca te Apaixones por um Highlander" de Maya Banks     |Goodreads|
- "Obsessão" de Maya Banks    |Goodreads|
- "The Wicked Will Rise" de Danielle Paige    |Review| |Goodreads|
- "Death Note Vol. 2" de Tsugumi Ohba     |Goodreads|
- "Yellow Brick Wars" de Danielle Paige    |Review| |Goodreads|
- "Delírio" de Maya Banks     |Goodreads|
- "Fogo" de Maya Banks     |Goodreads|
- "The Master" de Kresley Cole     |Goodreads|
- "Os Sombras" de J.R. Ward     |Goodreads|
- "Protege-me" de Maya Banks     |Goodreads|
- "Ensnared" de A.G. Howard    |Review| |Goodreads|
- "Rendida" de Sylvia Day     |Goodreads|
- "Death Note Vol. 3" de Tsugumi Ohba     |Goodreads|
- "Death Note Vol. 4" de Tsugumi Ohba     |Goodreads|
- "Death Note Vol. 5" de Tsugumi Ohba     |Goodreads|
- "Death Note Vol. 6" de Tsugumi Ohba     |Goodreads|
- "Death Note Vol. 7" de Tsugumi Ohba     |Goodreads|
- "Death Note Vol. 8" de Tsugumi Ohba     |Goodreads|
- "Para Além da Meia Noite" de Lara Adrian    |Goodreads|
- "Obsidian" de Jennifer L. Armentrout     |Goodreads|
- "Day 21" de Kass Morgan     |Goodreads|
- "Afterburn/Aftershock" de Sylvia Day     |Goodreads|
- "Alice Eu Fui" de Melanie Benjamin     |Goodreads|
- "Illuminae" de Amie Kaufman e Jay Kristoff     |Goodreads|
- "Homecoming" de Kass Morgan    |Goodreads|

Este mês foi mais "fraco" a nível de leituras, comparado com o o mês anterior, porque surgiram imprevistos a meio do mês que eu estava a contar que apenas acontecessem em Junho e o meu foco de atenção estava completamente a leste, daí ter dado um pequeno desbaste em "Death Note". E depois temos o criador de ressacas literárias "Styxx". Eu juro que pela segunda vez, depois de ler este livro, não sabia o que fazer da minha vida.
Mas vamos a números. Em Abril li 25 livros e 8 mangas, sendo que 18 dos livros lidos eram da minha TBR e ficaram por ler 20 livros.
Também este mês acabei por, à última da hora, juntar-me a uma maratona literária que durou uma semana e consegui ler 6 livros, mais dois do que o suposto.

E estas foram as leituras do mês de Abril. Espero que Maio seja melhor, apesar de, segundo os meus planos, não parece que vai ser.